Caixa com luz UV elimina 99,99% de microrganismos nocivos como o vírus da covid-19 em objetos e alimentos
Uma caixa high-tech, semelhante a um microondas doméstico, mas que, ao invés de cozinhar alimentos, os esteriliza, além de desinfetar objetos. Trata-se da BOX UV-C, um aparelho criado para garantir a desinfecção segura de embalagens, alimentos, remédios, correspondências, pizzas, compras de mercado, bebidas, além de objetos pessoais que as pessoas carregam como celulares, chaves, bolsas e carteiras, eliminando germes, bactérias, fungos e vírus presentes nestes itens. Dotada de um sistema de iluminação ultra-violeta (UV), ela é capaz de eliminar 99,99% de microrganismos patogênicos, que são nocivos à saúde, como o novo coronavírus.
A BOX UV-C é uma iniciativa da Pop Up Live, um consórcio de empresas consolidadas no mercado de Eventos, que por conta da pandemia, assim como tantas outras empresas, foi duramente atingido, quando feiras, congressos e shows com grande aglomeração de pessoas foram suspensos ou cancelados.
A caixa é um equipamento de simples manuseio, parecido com um forno de microondas, porém em seu interior é utilizada a tecnologia das lâmpadas UV-C, capazes de desinfectar os produtos ou objetos que a pessoa está levando para dentro de sua casa, trazendo tranquilidade e segurança. Na opinião dos empresários do consórcio, a BOX UV-C é um produto que irá fazer parte da nossa vida e da nossa cultura, mesmo após o final da pandemia.
A eficiência das lâmpadas UV-C na desinfecção de objetos e superfícies é reconhecida no mundo inteiro e atestada em pesquisas realizadas por diversas universidades do Brasil e também do Exterior, como a Universidade de Miyasaki, no Japão. O uso da radiação ultra-violeta ocorre há mais de um século na esterilização de hospitais, aviões, escritórios e fábricas.
Apesar de segura na esterilização de objetos e alimentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda em nenhuma hipótese o uso das lâmpadas UV-C em seres humanos. Por essa razão, a BOX UV-C tem dispositivos de segurança que impedem o contato do operador com a radiação ultra-violeta. Assim como no sistema utilizado nos fornos de microondas, o aparelho é vedado e impede a passagem dos raios UV. Se e a porta se abre, imediatamente o sistema desliga as lâmpadas.
“A caixa utiliza duas lâmpadas de 16 watts, que transmitem um comprimento de onda que vai de 200 nanômetros (nm) a 280 nm”, explica Ricardo Van Meenen, sócio-diretor de Criação da Jam Cenografia, empresa que integra o consórcio da Pop Up Live. “O efeito dessa radiação consegue alterar o DNA e RNA dos micro-organismos e, consequentemente, destruí-los”.
A utilização da caixa, ratifica o empresário, é muito simples. “Qualquer pessoa pode operá-la. O usuário coloca o objeto dentro da caixa, que tem o tamanho aproximado de uma baú de entrega delivery. Fecha a porta e aperta um botão. Inicia-se então um ciclo automático de um minuto e meio, suficiente para a eliminação de até 99,99% dos microrganismos. Terminado o ciclo, ela desliga automaticamente”. Não existe restrição de uso de objetos ou alimentos, a caixa não altera o aroma e nem o sabor de produtos alimentícios.
Com esse nível de segurança, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode adquirir e operar uma BOX UV-C. Assim, ela é ideal para utilização em prédios, condomínios, pequenos comércios e também para o uso doméstico. A caixa pode ser adquirida nos canais da empresa no WhatsApp – 11-93064-6376 e, em breve, no próprio site do consórcio. Cada unidade custa R$ 4.100,00, mas a Pop Up Live está oferecendo tabelas de descontos para grandes pedidos.