Aprendizado para além do consultório
De médico para médico. A intenção do SerMédico Podcast, no ar desde janeiro de 2022, sempre foi fazer com que a informação chegasse à área de forma rápida e muito prática, com conteúdo ético e consistente.
Como o podcast caiu no gosto dos brasileiros — segundo o Deezer, o número de ouvintes de podcasts cresceu 24% em 2021 no país — decidimos entrar nessa onda da comunicação para poder aproximar a comunidade médica. No SerMédico, queremos criar um corpo social não só dos especialistas que fazem atendimento como, também, de profissionais acadêmicos e estudantes de Medicina. Prova disso são os temas que já abordamos, como o que a universidade não ensina sobre empreendedorismo, empreender com processos, intraempreendedorismo, inovação e tecnologia na área da saúde, planejamento estratégico e liderança de equipe e sistemas de gestão na saúde.
Gosto de dizer que temos três pilares que permeiam nosso conteúdo, que não foca só a saúde como, também, o universo tecnológico e global que nos permeia.
TECNOLOGIA
Dentro da tecnologia, buscamos sempre comentar assuntos relacionados a questões mais técnicas da Medicina, não no sentido de procedimentos, mas, sim, de ferramentas que possam trazer comodidade e otimização do trabalho. Um exemplo que podemos citar é a Internet das Coisas (IoT), em que pequenos dispositivos podem medir a pressão arterial a distância.
INOVAÇÃO
Inovar, para mim, é sair do senso comum para gerar otimização. Inovação é fazer algo que já existe, porém, de uma forma diferente — aqui, procuramos abranger temas que despertem curiosidade e criatividade no ecossistema. Um exemplo é o atendimento remoto, via telemedicina. O atendimento sempre existiu — e vai continuar existindo. O que mudou foi a forma de fazê-lo.
EMPREENDEDORISMO
E, por fim, no empreendedorismo, exploramos o que entendemos que a maioria dos profissionais médicos já tem: a habilidade de execução. O médico tem isso por essência, de tirar a ideia do papel e colocar na prática — o problema é que muitos deles não sabem disso. O SerMédico é uma provocação para desenvolver esse lado empreendedor, seja dentro do consultório, no hospital ou na vida pessoal. Ajudar com as soft skills, sobretudo gestão e liderança.
Meu foco como host, independentemente do conteúdo, será sempre a educação e o compartilhamento de ideias. O médico precisa crescer como pessoa e não apenas como profissional. E aí, vejo vocês pelo Spotify?
*Matéria originalmente publicada na edição #261 da revista TOPVIEW.