5 vantagens em fazer cirurgias plásticas no outono
Com a chegada das temperaturas mais baixas, o número de pessoas interessadas em realizar cirurgias plásticas aumenta em cerca de 50%, é o que apontam os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A razão do aumento tem relação direta com três benefícios: tempo de recuperação ideal até a chegada do verão, férias de inverno e temperaturas mais baixas.
LEIA TAMBÉM: Plástica reparadora: técnica devolve funções de órgãos e partes do corpo
Temperaturas baixas x cirurgia plástica
Para o médico especialista em cirurgia plástica, Bruno Legnani, as temperaturas mais baixas ajudam no processo de pós-operatório, principalmente em procedimentos que exigem repouso absoluto e cuidados com a exposição ao sol.
“No outono e inverno temos o frio a nosso favor, pois com ele há uma melhora na circulação sanguínea e menos retenção de líquidos, algo que no verão pode ser um complicador no processo de cicatrização e desinchaço do corpo. Nessa época do ano também temos a tendência de ficar mais reclusos, em casa, o que ajuda a manter a tranquilidade que os pacientes necessitam, evitando também a exposição ao sol, que deve acontecer seis meses após a cirurgia”.
CONFIRA: Cirurgia plástica: quais serão as cirurgias mais comuns em 2023?
Outra vantagem é que no frio fica mais fácil aderir ao uso correto das cintas modeladoras, que passam a ser mais confortáveis e a causar menos incômodo no corpo e na aparência, já que podem contar com o uso de roupas por cima, sem gerar um calor excessivo.
“O pós-operatório é um momento crucial para o sucesso das cirurgias plásticas e ele exige que alguns procedimentos sejam feitos, como o uso das cintas modeladoras que ajudam na recuperação do corpo e na modelagem necessária. Durante o verão é realmente mais difícil cumprir o uso das cintas, pois elas geram ainda mais calor ao corpo, já no frio o que acontece é justamente o contrário”, explica o médico.
Bruno conta que apesar dos procedimentos poderem ser feitos em qualquer época do ano, durante o outono, há uma busca maior por cirurgias como abdominoplastia, prótese de silicone e lipoaspiração, pois são os procedimentos que mais mexem com a estrutura do corpo, necessitando de protocolos específicos.
“A abdominoplastia é uma cirurgia que remove a gordura, elimina o excesso de pele e reconstrói a parede abdominal, sendo fundamental o repouso absoluto nos primeiros dias e o uso da cinta modeladora como parte do procedimento. A lipoaspiração é um procedimento que visa a melhora do contorno corporal por meio da sucção de gordura, deixando o corpo com edemas que precisam de cuidados para que desinchem o mais rápido possível, sendo também necessário o uso de cintas que auxilia na redução do edema e na acomodação da pele, além de resguardar a região”, reforça.
5 vantagens em fazer cirurgias plásticas no outono
- Tempo de recuperação até o verão, onde o paciente poderá desfrutar de ir à praia, piscina e de se expor ao sol com segurança
- Menor impacto estético já que no frio é possível usar roupas mais confortáveis e largas, facilitando o uso da cinta
- Temperatura mais agradável para o uso da cinta modeladora e que ajuda na redução do inchaço, melhorando a circulação e tornando a recuperação mais rápida
- Menor exposição ao sol, ajudando na boa cicatrização e amenizando o risco de manchas na pele e cicatrizes escurecidas
- Pós-operatório com menor impacto na rotina, uma vez que durante o frio é mais fácil ficar recluso e cuidar da saúde em casa