Cirurgia plástica: quais serão as cirurgias mais comuns em 2023?
A cada ano cresce a procura por cirurgias e procedimentos estéticos no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2021 o país realizou, em média, 1,5 milhões de intervenções estéticas.
“É um ciclo, se a Kim Kardashian aparecer fazendo um procedimento, a procura aumenta até chegar no Brasil, onde outros influenciadores farão e a partir disso a procura aumenta expressivamente”, pontua Dr. Josué Montedonio, referência em cirurgia plástica no Litoral de São Paulo, sobre a tendência do ano ser usualmente ditada pelas celebridades e influenciadores digitais, e que esse processo se inicia no exterior e vai crescendo.
Mas apesar desse processo constante, Dr. Josué comenta que os carros chefes da cirurgia plástica no Brasil são a lipoaspiração (em suas variações), a mamoplastia e a cirurgia de abdome. A lipoaspiração acaba sendo a principal procura, pois ela é normalmente associada a outros procedimentos como lipo de axila e outros.
A mamoplastia é uma das mais procuradas em suas múltiplas facetas, como mamoplastia de aumento, de redução ou até para levantar. A cirurgia de abdome para contorno e definição teve um aumento expressivo, principalmente nos últimos anos.
A procura é cada vez mais frequente também para as cirurgias faciais. De acordo com o cirurgião, a pandemia e as atividades de home office incentivaram esse cenário. “As pessoas passaram a se olhar com mais frequência e a enxergar detalhes que antes passavam despercebidos” explica Dr. Josué sobre o aumento da procura.
O médico finaliza reforçando que apesar desse crescimento, não é saudável buscar uma mudança estética baseando-se no comportamento alheio, o desejo deve ser interno, e o principal ponto a observar é se o desejo de mudança já existia antes de qualquer influência externa.