Smile! Cuidados essenciais para as lentes de contato dentais
Na busca pelo “sorriso desejado” muitas pessoas optam por métodos de odontologia estética, como as famosas lentes de contato dental. Um levantamento da Insight Partners, empresa americana de capital de risco e private equity, revelou que a projeção para o mercado global de lentes dentais é crescer de US$ 1,55 bilhão em 2021 para US$ 2,30 bilhões até 2028.
O procedimento consiste na colocação de próteses, normalmente de porcelana ou resina, sobre os dentes naturais, com a necessidade de desgastes prévios. A técnica tem o objetivo de garantir mais harmonia e alinhamento ao sorriso, e em alguns casos, com laminados mais espessos, uniformizar a cor dos dentes.
Para manter a proposta estética e a saúde bucal, a Profa. Dra. do curso de Odontologia do Centro Universitário Facens, Maitê Camargo, explica que alguns cuidados devem ser tomados. “A colocação de lentes de contato dental proporciona um sorriso bonito, porém, são recomentados alguns cuidados para a higienização correta para um resultado duradouro”, comenta a profissional.
Cuidados para preservar as lentes de contato dentais
Alimentação com lentes de contato dentais
Para os trabalhos feitos em resina, deve-se evitar líquidos como chás, café, vinho tinto, molho de soja, pois esses alimentos podem alterar a coloração da resina ao longo do tempo. Para as cerâmicas dentais, recomenda-se evitar o consumo em excesso de vinagre, refrigerantes, sucos de frutas e outros ácidos, que podem alterar a superfície das lentes.
Escovação de lentes de contato dentais
É necessário sempre escovar os dentes após as refeições e usar fio dental. Opte por escova com cerdas macias e use o creme dental recomendado por seu dentista.
Em outros procedimentos odontológicos
Deve-se atentar ao uso de clareadores caseiros, pois o contato com essas substâncias pode diminuir o brilho das lentes. A manutenção de uma boa saúde gengival também é fundamental para o sucesso do tratamento, portanto visitas regulares ao dentista para orientações e procedimentos individualizados são recomendadas.
Cuidados extras
Não roa as unhas ou use os dentes para morder ou abrir objetos, evitando assim risco de fraturas nas lentes. Use placas de relaxamento para dormir, caso sofra de bruxismo. Converse sempre com seu dentista.
A Profa. de Odontologia da Facens reforça que esses cuidados são a melhor forma de prevenir riscos. “As lentes terão uma vida útil prolongada, além de manter a saúde bucal e ter um sorrido bonito sempre”, conclui Maitê.