Saudável por inteiro
Na frenética rotina diária, não é raro que a saúde fique em segundo plano e alguns sintomas, como cansaço persistente e baixa imunidade, sejam subestimados e resultem em problemas maiores. Por outro lado, existem caminhos para priorizar a prevenção e garantir a saúde por completo. A medicina integrativa é um deles.
A partir de um novo olhar para a saúde, a abordagem da medicina integrativa sugere uma colaboração entre médico e paciente. Enquanto o profi ssional fornece uma percepção especializada, quem recebe pelo tratamento se torna protagonista do próprio bem-estar. A proposta faz parte da chamada slow medicine, na qual o médico dedica tempo para conversar, entender as dores e desejos e ter um contato próximo ao paciente.
Com origem na década de 1980 nos Estados Unidos e já disseminada na América do Norte e Europa, a medicina integrativa parte do profundo conhecimento para proporcionar a melhoria das condições do ser humano em todos os seus aspectos – corpo, mente e espírito. Isso se torna impossível sem uma troca genuína e sincera entre médico e paciente.
Não nigligencie os sintomas
Uma saúde fragilizada pode ser notada com sinais que, a princípio, podem parecer normais. A Dra. Joana Iarocrinski, que atua há mais de 10 anos na área em Curitiba, explica sinais que podem
sugerir a necessidade de mudança no estilo de vida. Alimentação inadequada sedentarismo, vícios, cansaço excessivo e insônia são alguns exemplos. Nesse sentido, também, estão sintomas de baixa imunidade, como doenças recorrentes, infecções constantes, queda de cabelo e mau funcionamento dos sistemas digestivo e respiratório.
“Uma vida saudável não precisa ser aquela do Instagram. É o básico: comer direito, ter um sono adequado, fazer exercício físico. É importante avaliar quando não temos todos esses aspectos para não gerar o aumento do risco cardiovascular , desenvolvimento de diabetes – e tantas outras doenças evitáveis”, explica a profissional.
A avaliação completa da saúde também evita que sintomas sejam confundidos pelos próprios pacientes. “As pessoas entram em um looping de culpa e vinculam sintomas que podem indicar desde a falta de minerais e vitaminas até um quadro de depressão, por exemplo. Na medicina funcional integrativa, você faz todo esse check-up e esgota as linhas diagnósticas até achar uma resposta”, completa.
Referência na área
Formada em Medicina pela FURB, com update em Medicina do Estilo de Vida em Harvard Medical School e Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition of New York University, Joana Iarocrinski sempre nutriu um interesse profundo por conhecer o ser humano como um todo. Isso a levou a se tornar uma profissional comprometida e com visão integral da saúde.
A clínica que leva seu nome foi inaugurada em 2016, na região do Champagnat, em Curitiba, e contempla um atendimento especializado e dedicado a cada paciente. Toda a estrutura e a equipe permitem que os pacientes recebam um acompanhamento próximo e especializado. A clínica pode ser definida como uma mescla inteligente de medicina, coaching, paciência e carinho com o paciente.
CLÍNICA JOANA IAROCRINSKI
Rua Padre Anchieta, 2.050 – Bigorrilho
Tel.: (41) 9 9942-2361
@drajoanaiarocrinski
ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO POR TVBC TOPVIEW Branded Content.
Trata-se de um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente. Esta notificação faz parte da nossa política de transparência com o leitor e o mercado anunciante.