SELF

Você sabe o que é Sindemia? Entenda por que o que estamos vivendo não é “apenas” uma pandemia

O termo sindemia trata a pandemia não apenas como um fator biológico, mas todos os reflexos da doença de modo complexo

Sindemia. Você já ouviu este termo? Não tão atual assim, a junção das palavras “pandemia” e “sinergia” foi criada em meados da década de 1990 pelo antropólogo médico americano Merrill Singer. Seu significado, de modo simples, é o agravante de problemas de saúde que chegam no contexto social e econômico. 

Por isso, o que difere a pandemia e sindemia é a complexidade do último termo. O médico sanitarista e professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Gilberto Martin, explica que a pandemia é, de grosso modo, uma doença definida, um fator biológico. “A pandemia do coronavírus, por exemplo, é disseminada pelo vírus. Isso nós sabemos. Mas, a sindemia dá um recorte real da ocorrência dessa pandemia, ampliando seu entendimento”, explica. 

Segundo ele, não há como falarmos de pandemia sem abordar a sindemia. “Uma doença não ocorre apenas pelo fator biológico. Ela vai afetar uma série de fatores, a condição social, conjuntura econômica, pessoas em vulnerabilidade social, entre outros”, conta o médico. 

E, para ele, é tão importante olhar para isso porque, numa pandemia, não é preciso apenas tratar o fator biológico, mas entender também os outros fatores que foram afetados por esta doença. “Você não consegue resolver apenas fazendo um enfrentamento biológico, como higienização das mãos, afastamento social, por exemplo. É preciso trabalhar outros fatores e parâmetros, mais amplos e complexos”, afirma. 

Um sistema de saúde sindêmico

O médico ainda explica os benefícios que um sistema de saúde voltado ao termo sindêmico pode trazer à população. Para ele, atualmente, os sistemas de saúde são focados no efeito curativo, não preventivo. “Se analisarmos o sistema de saúde, vemos que muitos esforços são direcionados para o atendimento terciário. No entanto, se focarmos na atenção primária deste sistema, mais preventiva, teremos um sistema sindêmico de como cuidar da saúde”, opina Martin. 

Reflexos de não pensar de modo sindêmico

Desde que a população atual consegue lembrar, a pandemia do novo coronavírus é um dos acontecimentos mais marcantes da sociedade moderna. Por isso, seus efeitos são praticamente imensuráveis. 

“Tratar o que estamos vivendo apenas como uma pandemia trouxe vários reflexos, em várias camadas sociais e econômicas. Não há pandemia sem reflexo econômico ou social e isso já devia estar previsto”, afirma o médico. 

Deixe um comentário