Redução de açúcar? Contamos tudo sobre a dieta sem o vilão dos doces
O consumo de açúcar, especialmente o branco, se assemelha a um vício e pode trazer diversos problemas para a saúde, como diabetes, colesterol alto, gastrite e acne.. Mas ficar sem o vilão das dietas pode parecer uma tarefa quase impossível, né?
Sem oferecer vitaminas ou minerais, a ingestão do ingrediente não deve ultrapassar de 25g por dia, o que equivale a uma colher de sopa, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Para ajudar na conscientização dos perigos do açúcar e promover um estilo de vida mais saudável, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), Abimapi (Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) e VIVA LÁCTEOS (Associação Brasileira de Laticínios) anunciaram um plano de redução voluntária de açúcares em alimentos e bebidas.
Assim, o projeto pretende retirar 144,6 mil toneladas de açúcar até 2022 de alimentos como bebidas adoçadas, biscoitos, bolos prontos e misturas para bolo, achocolatados em pó e produtos lácteos.
Tchau, açúcar!
Sente dificuldades em reduzir o consumo de açúcar? Rudinéia Oppermann, nutricionista da FeelJoy, empresa de alimentos funcionais ultracongelados mostra seis dicas para nos ajudar neste desafio diário:
- Busque trocar o achocolatado por cacau em pó;
- Troque biscoitos recheados por nuts e oleaginosas que vão dar mais saciedade;
- Evite consumir molhos industrializados. A dica é tentar produzir seu próprio molho;
- Diga adeus aos refrigerantes e sucos de caixinha;
- No verão, substitua os sorvetes por frutas congeladas;
- Para adoçar as receitas sem açúcar ou adoçante, opte por leite de coco, coco fresco ralado, cenoura ou beterraba.