SELF

Qual o melhor momento para fazer mamografia? 7 sinais de que chegou a hora!

A oncologista Emanuella Poyer, do Centro de Oncologia do Paraná, explica alterações que exigem atenção e formas de prevenção

Se você não sabe quando fazer mamografia, ou nunca fez, não deixe para pensar nisso apenas no outubro rosa! A mamografia desempenha um papel central na detecção precoce do câncer de mama em mulheres cujos sintomas ainda não se manifestaram. Pois é capaz de descobrir alterações até 2 anos antes de a paciente e o médico conseguirem apalpá-las. “A idade para início dessa rotina ainda é motivo de controvérsia”, conta Emanuella Poyer, do COP. “O INCA recomenda o início dos exames apenas aos 50 anos. A sociedades médicas e organizações nacionais e internacionais indicam como ideal seu início aos 40 anos”.

O grande consenso entre especialistas em oncologia é que toda forma precoce de detecção de um câncer aumenta as chances de cura. No caso do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, o Centro de Oncologia do Paraná (COP) alerta para uma desinformação perigosa. O autoexame de toque não é suficiente para assegurar que se está livre da doença. Para se ter ideia, só em 2018 esse tipo de tumor totalizará cerca de 60 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

7 sintomas de que você precisa fazer mamografia

Nódulo ou caroço

É um dos principais a indicar o sintoma de um câncer, principalmente os que sempre estão presentes e não diminuem de tamanho, mas nem sempre significa, já que infecções e cistos também geram nódulos.

Secreção de líquido pelo mamilo

Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente se for sangue.

Alteração do tamanho da mama

O tumor de mama pode deformar os tecidos mamários. O que faz a mama crescer, por conta de inchaço. Ou até mesmo diminuir, por retração de tecido.

Vermelhidão

A vermelhidão na pele ou na aréola da mama, ocasionalmente, pode representar alguma infecção ou inflamação. Mas, também consta como um sintoma de alerta para câncer de mama.

Inchaço e nódulos nas axilas

Caso parecido com a vermelhidão: pode ser apenas uma inflamação ou infecção, mas também é um fator de alerta para tumor.

Afundamento do mamilo

A inversão do ângulo do mamilo pode representar o surgimento de um tumor atrás da aréola, em uma localização específica.

Endurecimento da pele da mama

A alteração da textura da pele da mama, com uma semelhança de ‘casca de laranja’, é um dos principais sintomas do câncer inflamatório. Isso ocorre porque obstrui os vasos sanguíneos na região e, assim que observado, um médico deve ser procurado urgentemente.

Deixe um comentário