Confira a lista completa com todos os parques de Curitiba - TOPVIEW

MAIS PERTO DA NATUREZA: veja a lista com todos os parques de Curitiba

Ao todo são 17 parques que fazem de Curitiba uma cidade muito arborizada

825 0
Compartilhe

Sabia que Curitiba é a quinta cidade mais arborizada do Brasil? Ela conta com 76,4% de arborização, segundo o IBGE. E, para representar o verde da cidade, é claro que não poderia faltar muitos parques, né? Ao todo são 17 que atraem muitos turistas e até mesmo moradores que se encantam com as belezas locais.

Conheça todos os parques de Curitiba

Jardim Botânico

(Foto: Reprodução).

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba, muitos chamam de castelo de cristal, mas na verdade a estrutura presente no parque é uma grande estufa com espécies super raras e especiais de flores. No Jardim Botânico está localizado um dos maiores centros de pesquisa botânica do país e é possível desfrutar do jardim das sensações, estrutura de esporte, lazer e natureza.

Serviço
R. Engo. Ostoja Roguski, s/n° – Jardim Botânico. Todos os dias, das 06h às 20h.

Parque Atuba

Como o nome já diz, o Parque Atuba fica localizado às margens do rio Atuba. Na área do parque foi reservado um espaço para a implantação da “Vila da Madeira” que visa conservar elementos da arquitetura de madeira típica de Curitiba. No seu interior, estão expostas maquetes com outros modelos da arquitetura usada pelos primeiros colonizadores da cidade.

Serviço
R. Pintor Ricardo Krieger, 550 – Atuba. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Parque Bacacheri

O Parque General Iberê de Mattos, conhecido popularmente como Parque Bacacheri, é um espaço para quem gosta de uma grande área verde. A região perto do lago é lar de algumas aves e de uma estrutura perfeita para correr de manhã cedo ou aproveitar um fim de semana ensolarado.

Serviço
Rua Paulo Nadolny, s/n° – Bacacheri. Todos os dias, das 06h às 22h.

Parque Barigui

(Foto: Reprodução).

O parque Barigui é o maior parque da cidade, com uma área de 1.400.000 m². Lá, os visitantes encontram um pavilhão de exposições, Museu do Automóvel, Centro de Convenções, Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além, claro, de toda a estrutura de um bom parque. Destaque para as seis canchas esportivas, pista de patinação e pista de aeromodelismo. O parque ainda oferece rede de wi-fi gratuita.

Serviço
Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho. O parque está aberto todos os dias e horários.

Parque do Barreirinha

(Foto: Reprodução).

Local de mata nativa, com lagos de águas nascentes, o Parque da Barreirinha oferece um contato direto com a natureza. Por não ser tão conhecido, não é o tipo de parque que lota nos fins de semana. É ótimo para relaxar e aproveitar a natureza.

Serviço
Av. Anita Garibaldi, 5941 – Barreirinha. Todos os dias, das 08h às 17h.

Parque Caiuá

Situado junto ao Conjunto Habitacional de mesmo nome, o parque está localizado no vale de um córrego que era usado informalmente como depósito de lixo. Atualmente, serve para garantir um maior cuidado com o bioma local.

Serviço
Rua Marcos Antônio Malucelli, s/n°, Cidade Industrial. O parque está aberto todos os dias e horários.

Parque Cajuru

O parque foi criado para resgatar a função ambiental da região, semelhante parque Atuba. 

Serviço
Rua Teófilo Otoni,  s/n° – Cajuru. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Parque Cambuí

O Parque Cambuí é o mais novo parque de preservação ambiental e lazer da cidade. Sendo o 18° parque de Curitiba é o 4º localizado às margens do Rio Barigui. Para o lazer dos curitibanos, o parque Cambuí oferece um mirante de madeira com vista para um grande lago natural.

Serviço
R. Carlos Klemtz, s/n° – Fazendinha. Todos os dias, das 8h às 18h.

Parque das Pedreiras

A união da Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski resultou no Parque das Pedreiras, que ainda tem a proposta de oferecer o primeiro teleférico de Curitiba. O espaço reúne a MUNÁ (Loja Oficial do Parque), Ópera de Arame, restaurante Ópera Arte, Parque das Pedreiras e Pedreira Paulo Leminski.

Serviço:
R. João Gava, 970 – Abranches. Programação de eventos varia.

Parque dos Tropeiros

(Foto: Reprodução).

Parque criado para homenagear o ciclo das tropas existentes na história do Paraná, ele oferece estrutura com instalações apropriadas para realização de rodeios e apresentações de danças típicas.

Serviço
Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, s/nº – Cidade Industrial. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Parque Gomm

(Foto: reprodução/Circulando por Curitiba).

O antigo Bosque da Casa Gomm, no Batel, agora é um dos mais novos na lista de parques de Curitiba. Atrás do Pátio Batel, o parque oferece um espaço verde no coração da cidade e uma área de lazer aconchegante. Além disso, o espaço conta com a Casa Gomm e uma ótima estrutura para as crianças.

Serviço:
Rua Bruno Filgueira, s/n°, Batel. Aberto todos os dias e horários.

Parque Iguaçu

(Foto: Reprodução).

O Parque Iguaçu é mais conhecido por ser o zoológico de Curitiba. Além dos animais tão amados pelas crianças, como os leões Simba e Rawel, o parque é ótimo para quem quer ter contato com a natureza. 

Serviço
Rua João Miqueletto, s/n° – Alto Boqueirão_(41) 3378-2376. Terça a sexta-feira, das 09h ás 17h; sábado, das 10h às 16h; e domingo, das 10h às 18h.

Parque Nascente do Belém

Fundado em 2001, o parque foi criado para a preservação da nascente do rio Belém, que tem início e fim dentro do município de Curitiba. Um dos destaques do espaço é ver a nascente do rio 100% curitibano do mirante do parque.

Serviço
Rua Rolando Salin Zappa Mansur, 200, Cachoeira.

Passeio Público

(Foto: Reprodução).

O primeiro parque de Curitiba não poderia estar fora dessa lista. Com arquitetura inspirada no cemitério de cães de Paris, o Passeio Público foi inaugurado em 1886. O espaço foi o endereço do primeiro zoológico de Curitiba até a década de 80. Ah, ainda existem alguns animais de menor porte que você pode encontrar lá!

Serviço
Entradas na Rua Carlos Cavalcanti, Av. João Gualberto e Rua Presidente Faria – Centro. Terça-feira a domingo, das 06h às 20h.

Parque São Lourenço

Fundado em 1972, o espaço abrigava uma antiga fabrica de tijolos. Ela foi totalmente reciclada e renovada e se tornou o Centro Atelier de artes e ofícios, auditório, espaço de exposições e biblioteca que compõem o apoio à criatividade da população.

Serviço:
R. José Brusamolin, s/n° – São Lourenço. Aberto todos os dias e horários. 

Parque Tanguá

(Foto: Reprodução).

O Parque Tanguá oferece uma estrutura que nenhum outro parque pode oferecer. Com um chafariz que é cenário de muitos ensaios fotográficos, o Tanguá oferece uma cachoeira, gruta e lagoa para os visitantes aproveitarem o melhor da natureza e beleza do lugar.

Serviço
Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão.

Parque Tingui

(Foto: Tereza de Paula).

O parque é uma homenagem à cultura indígena da tribo Tingui, que habitava a região de Curitiba. Atualmente, o parque também homenageia outras culturas, como a ucraniana, já que abriga o Memorial Ucraniano. Lá, existe uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados. 

Serviço
R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n°. Terça-feira a domingo, das 10h às 17h45

Neste Artigo

Converse com a Gente