GUIA DA VIDA SUSTENTÁVEL: Conheça produtos que podem ser substituídos e diminuem o caos ambiental
Não é novidade que o nosso planeta está morrendo um pouquinho a cada dia. Os desastres ambientais estão mais caóticos e frequentes e, claro, o ser humano tem grande culpa no cartório quando se trata deste assunto!
Dados da ONU Meio Ambiente apontam que, todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas (!!) de plástico chegam aos oceanos e, de todo o plástico produzido, apenas 9% foi reciclado. O problema não é o plástico em si, mas a maneira como nós utilizamos desenfreadamente e descartamos as milhares de embalagens com tanta facilidade – e nem sempre no local correto.
Pensando em maneiras de minimizar o impacto dos lixos no meio ambiente – e, consequentemente, em todo o ecossistema – muitas pessoas e marcas estão desenvolvendo soluções, ou melhor, substituições sustentáveis que contribuem não só para essa causa, mas para o uso de produtos naturais que não agridem tanto o próprio corpo e ainda pesam menos no bolso! Muito interessante!
Para isso, apresentamos a vocês o Guia da Vida Sustentável! Descubra alguns dos produtos que podem ser substituídos e aposte você também em um mundo melhor e não tóxico! <3
Substituições sustentáveis
Pasta e escova de dente
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/escova-de-dentes-325×450.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
A internet está a nosso alcance para que a gente possa pesquisar muuuito! São várias as receitas de creme dental caseiro que você vai encontrar navegando e, além de serem sustentáveis – zero embalagens-, são feitas com produtos 100% naturais como argila, óleos essenciais, bicarbonato de sódio e outros ingredientes. #ADEUSINDUSTRIALIZADOS
A escova de dente feita de plástico – que demora aproximadamente 100 anos para se decompor – pode facilmente ser substituída pelo material de bambu, que é altamente durável e se decompõe bem mais rápido do que as convencionais.
Canudos e copos descartáveis
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/canudos-450×450.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Não dá pra imaginar que produtos tão pequenos como estes causam um estrago tão grande nos oceanos, não é mesmo? É por isso que eles devem ser abolidos do mercado o mais rápido possível, afinal, são muito usados e têm uma vida útil curtíssima!
Os canudinhos de plásticos podem ser substituídos por canudos feitos com materiais resistentes e duradouros, como acrílico, vidro e alumínio, além daqueles que são feitos de papel. Isso mesmo! Os canudos ecológicos estão a venda nos mais diversos sites com diferentes opções de tamanho e limpadores. Já os copos plásticos, esses podem ser substituídos por copos retráteis de silicone, canecas e squeezes.
Desodorantes
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/WhatsApp-Image-2019-02-18-at-2.32.05-PM-1-450×450.jpeg”]
Foto: reprodução do Instagram da Consultora de Moda Sustentável, Giovanna Nader
Você sabia que o alumínio presente na composição dos desodorantes pode provocar câncer de mama? Já está mais do que na hora de eliminar isso da sua vida! Conheça a pedra hume, mineral composto de alúmen de potássio, um antitranspirante 100% natural. A aplicação é muito simples: molhar a pedra e passar sobre a pele. Ela tem efeito adstringente que evita o mau cheiro e a transpiração.
O óleo de coco, bicarbonato de sódio, leite de magnésia e o amido de milho também são componentes desodorantes naturais que vão te ajudar a substituir o desodorante industrializado!
Guardanapos
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/lencinhos-1-344×450.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Lembra daqueles lencinhos, muito usados antigamente, que – geralmente homens- usavam no bolso de camisas e paletós? Eles podem muito bem ser usados no lugar dos guardanapos. Além da facilidade de ter um lenço que cabe em qualquer bolso, você não leva mais papel para o lixão. Usou, é só lavar e reutilizar!
Absorventes
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/coletor-menstrual-450×300.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Aqui falamos de um assunto completamente normal e nem um pouco vergonhoso. Estipula-se que as mulheres usam cerca de 240 absorventes em um ano. Já imaginou o tanto de lixo que isso dá em 30 anos? Apresento a vocês, o famoso – e um tabu- coletor menstrual.
Muitas de nós sentimos receio e um pequeno preconceito com o uso do coletor, mas se parar para pensar, ele só traz benefícios! Além do valor economizado em compras de absorvente todos os meses, a redução do impacto no meio ambiente é GIGANTESCA! O coletor possui vida útil de aproximadamente 10 anos e é muito elogiado pelas consumidoras – que podem escolher o melhor tamanho de acordo com o próprio corpo. O uso diário suporta até 12 horas de proteção.
Além disso, que mulher nunca foi à praia naqueles dias e ficou desconfortável, sem poder aproveitar o mar o curtir o solzão a vontade? A outra brilhante solução para os absorventes são as calcinhas e biquínis absorventes! A marca Pantys desenvolve modelos diferentes para os mais variados ciclos menstruais, mas todos eles são confortáveis, possuem tecidos de secagem rápida, à prova d’água, respiráveis e anti-bactérias. I-N-C-R-Í-V-EL!
Sacos plásticos para as lixeiras
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/lixo.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Será que precisamos mesmo colocar o nosso lixo de banheiro (papel higiênico, fio dental, cotonetes e absorventes) em sacolinhas de plástico? Não é uma necessidade! Você pode trocar as sacolas por sacos de pão – de papel- que iriam pro lixo ou até mesmo depositar os resíduos diretamente no lixo, sem usar o plástico, lembrando de higienizar a lixeira com água fervente e um pouquinho de limpador multiuso.
Outra opção bacana é fazer o próprio saco de lixo com qualquer tipo de papel, seja de jornais, encartes, o que você tiver! E como fazer isso? Origami! É isso mesmo! A engenheira ambiental Aline Matulja mostra um tutorial incrível no “destaques” dos stories que se chama “Origami” e ensina a fazer o novo lixo sustentável, dá uma olhadinha!
Visualizar esta foto no Instagram.Esse ‘obrigado’ não soa muito datado pra vocês? Agora a gente tinha era que agradecer a terra por todo recurso que já a gente já tomou, cuidar dele, reutilizar um milhão de vezes. Esse fast “obrigado” express não serve mais. Pensei da gente fazer uma plaquinha pra gente espalhar por aí dizendo “Obrigada não paga não! Assinado Planeta”. Bora?
Algodão
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/croche.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Para diminuir ainda mais o nosso lixo caseiro, um dos itens de fácil substituição é o algodão. Uma boa dica são os discos reutilizáveis de crochê, que podem ser comprados ou feitos por você mesm@! Também vale fazer o próprio disquinho através do recorte de (algumas) camisetas de algodão que você não usa mais e a ajudinha da linha e agulha! Depois de limpar a make do rosto, você pode lavar os disquinhos com água e sabão e ele estará novinho em folha!
“Mas, e para remover o esmalte das unhas?”, você deve estar se perguntando. Existem produtos próprios para remoção de esmalte, (como esse aqui da Sephora) que tiram a cor com um simples “afundar de dedo”. Além disso, você pode fazer o seu próprio removedor de esmalte com um recipiente, uma bucha artesanal e acetona!
Bucha
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/bucha-vegetal.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Para quê comprar uma bucha cheia de componentes químicos agressivos quando se pode pegar uma bucha natural do pé da árvore? Isso mesmo! A bucha vegetal vem de uma planta trepadeira do gênero Luffa e é biodegradável, podendo ser usada tanto para tomar banho quanto para lavar louça – e o melhor: ela não risca! A gente pira!
Cotonetes
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/cotonete.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Os cotonetes fazem parte do grupo dos pequenos-grandes vilões ambientais. Eles também têm um acesso fácil ao desemboque no oceano e são, muitas vezes, confundidos por alimentos pelos animais marinhos. Já imaginou, né? É por isso que você pode adquirir os cotonetes que possuem hastes de papelão e são biodegradáveis. O uso é o mesmo, mas você contribui com a diminuição dos lixos e com a morte dos animais marinhos também! <3
Sachês de chá
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/ervas-cha.jpg”]
Foto: reprodução Freepik
Tudo o que vem de forma natural é mais gostoso, concorda? Assim, os chás também estão dentro desse grupo. Por que comprar sachês de chá, que são descartáveis e feitos de materiais poluentes, se você pode simplesmente ferver as ervas naturais e depois coar? Muito melhor! Aliás, existem recipientes furadinhos – que atuam como um sachê – onde você coloca a sua erva e aproveita o chá da mesma maneira!
Coador de café
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/coador-de-pano.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Já experimentou trocar o coador de papel por um de pano? Além da redução de gastos com a compra do papel e no descarte do lixo, o coador de pano passa o café e ainda dá aquele gostinho extra de uma boa bebida natural, do jeitinho que a gente gosta!
Demaquilante
[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2019/02/coco-óleo.jpg”]
Foto: reprodução Pinterest
Você com certeza já deve ter ouvido falar do óleo de coco, estou certa? O produtinho natural favorito das blogueiras e daquel@s que amam a praticidade de um produto tudo em um! O óleo de coco, entre tantas funções, também atua como um excelente demaquilante. Ele remove toda a maquiagem, além de deixar a pele bem hidratada. Depois do uso é só lavar a pele e aproveitar a sensação de limpeza!