Manoela Müller Michaelis ficou em primeiro lugar no Mini-mirim. Foto: Reprodução | FPH | Felippe Saad
SELF ESPORTE
Curitibana Manoela Michaelis se torna bi-campeã brasileira em hipismo na categoria mini-mirim
Entre os dias 11 e 16 de julho, o Clube Hípico de Santo Amaro recebeu representantes da nata jovem do hipismo nacional para a disputa dos títulos do Campeonato Brasileiro da Juventude 2023. Foram 695 inscrições nas categorias Mini-mirim, Pré-mirim, Mirim, Pré-junior, Junior e Under 25, traduzidas em 238 animais e 164 atletas de todos os cantos do Brasil.
Na categoria Mini-mirim, foram 49 concorrentes de 9 a 11 anos, cujos obstáculos chegaram a 1,05 na final. Um desempate com tempo ideal oculto entre oito concorrentes sem faltas no campeonato levou a curitibana Manoela Müller Michaelis ao alto do pódio com suas duas montarias. Sobre a sela de Polo Black, Manoela obteve uma aproximação de 0s51 ao tempo ideal e sagrou-se bicampeã brasileira. Ela obteve o 2º melhor resultado com Lord-Blue Mystic Rose, porém, pela regra, um concorrente não pode acumular títulos em campeonato, o que colocou o conjunto na 4ª posição do pódio com 0s86 do tempo ideal.
O vice-campeonato ficou com outro conjunto do Paraná, Ana Francisca Mansur e Uliz das Cataratas, pista limpa com 1s66 de aproximação. O bronze foi para São Paulo com a atuação de Helena Nasser e Corcel JRM, que voltaram a zerar o percurso a 2s42 do tempo ideal.
As provas aconteceram nas pistas de areia e grama da entidade com desenho de percursos de Antônio Luiz Blanco Júnior na areia e Rafael Ribeiro Ferrarez, na grama. A presidência do júri de campo ficou a cargo das juízas internacionais Elaine Zander nas provas da grama e Jaqueline Borges Pavão nas da areia.
Confira os demais vencedores:
Pré-mirim
A categoria com obstáculos que chegaram a 1,20m na final é destinada a jovens de a 11 a 13 anos. Com 62 participantes, o pódio individual foi definido em um desempate com seis amazonas sem faltas após cinco percursos, sendo quatro de São Paulo e uma do Paraná com suas duas montarias.
Sagrou-se vitoriosa a atual campeã paulista da categoria, Giovana Moura, apresentando o recém adquirido Galileo JMen em uma acirrada e emocionante disputa que animou a torcida. Uma após uma, as concorrentes foram baixando os tempos até que Giovana, última em pista, marcou o tempo final de 30s86, conquistando o ouro.
Também pelas cores de São Paulo, Luiza Fauvel e seu Oracle Tok, terminaram sua bela apresentação em 31s68, abocanhando a medalha de prata. O bronze ficou para a paranaense Maria Eduarda Agnoletto com Berlim, 36s27.
Também deu São Paulo na 4ª colocação com Manuela Ribeiro e Domenico, também sem faltas em 38s94. O 5º posto foi de Maria Eduarda Agnoletto, desta feita com Zig Zag do Retiro, e a 6ª posição foi de Gabriela Barbara e Quatour du Coutol, pela FPH.
Mirim
Com 48 participantes, a categoria para ginetes entre 12 e 14 anos, teve obstáculos a 1,30m de altura na final. Apenas uma concorrente logrou terminar todos os cinco percursos do campeonato sem penalidades, sagrando-se automaticamente a campeã: Carolina Amaral e Carthagena, por Minas Gerais.
Pré Junior
Com 37 concorrentes entre 14 e 16 anos, a final da categoria teve um percurso a 1,35m de altura. Sagrou-se campeã com apenas 0,26 pontos perdidos na prova de caça do primeiro dia, Gabriela Sperb e Kannantina FAS, pelas cores do Paraná.
Junior
Dezessete concorrentes disputaram o título individual na categoria para atletas de 14 a 18 anos, com percurso final a 1,45m de altura. O pódio foi todo tomado por atletas da FPH, tendo em seu posto mais alto Felipe Greco, bicampeão com La Noblesse JMen II. A dupla venceu a prova de caça no primeiro dia e cometeu apenas uma falta no segundo, terminando com 4 pontos. Felipe também classificou-se em 5º lugar montando Cheville C JMen II pois, pela regra, um mesmo atleta não pode acumular títulos entre os três primeiros colocados em um campeonato.
Under 25
Vinte um participantes de 16 a 25 anos disputaram os títulos em cinco percursos que chegaram a 1,45m de altura. O ouro foi para Goiás com a vitória de Lis de Paula Lacerda e seu Chevaux Gody Cooper, com 9 pontos perdidos.
Logo atrás, com 9,52 pontos, Leandro José Abrahão levou São Paulo ao vice-campeonato apresentando Bella des Causses.