Embaixadora de boas ações: Luciana Almeida, outubro de 2018 - TOPVIEW

Embaixadora de boas ações: Luciana Almeida, outubro de 2018

Conheça o Aumigão, um instituto de protetoras independentes que abrigam em casa animais que precisam de proteção

Compartilhe

Quem ama dá um jeito de cuidar

Com poucos meses de existência — apenas 5 — , a ONG Instituto Aumigão se destaca pela proposta: não existe um abrigo para os animais. Os tratamentos para os pets são feitos por um grupo de cinco pessoas, que estão engajadas há muitos anos em projetos de resgates e proteção animal. Os resgatados ficam temporariamente na casa dos acolhedores, onde recebem comida, cama, tratamento higiênico e carinho. Após os cuidados necessários, os animais são levados às feiras de adoção organizadas pelo Instituto e então encaminhados para um novo lar. Anne Matoso, vice-presidente e responsável pela comunicação da ONG, conta mais detalhes sobre o trabalho.

Quantos animais já foram beneficiados por esse projeto?
Muitos! Por mês, em média, resgatamos 20 animais. Esse número pode crescer caso tenha alguma cria. Queríamos ajudar mais, mas ficamos reféns de recursos. Além de manter os que aguardam a adoção, há muitos custos quando um animal novo chega. A ONG prioriza animais com denúncias de maus-tratos e animais feridos. Hoje, em média, cuidamos de 150 animais, a maioria cães. Os resultados têm sido significantes: doamos em torno de 10/15 animais semanalmente e estamos promovendo conscientização sobre vacina, castração e cuidados com animais.

Qual a importância da vacinação e castração para nossos bichinhos?
A gente bate muito o martelo sobre a ideia da vacinação, mas principalmente sobre a castração. Essa é a única forma de diminuir o número de cães e gatos de rua. Nosso objetivo é doar os animais para famílias conscientes sobre o assunto e também alertar sobre a vacinação. Essas duas ações previnem doenças e melhoram a qualidade de vida dos animais. Temos programas de castração com valores subsidiados para cães sem raça e logo vai entrar no ar nosso programa de vacinação de animais sem raça, com valores subsidiados também.

E como ajudar o projeto?
Atualmente, temos as feiras de adoção aos sábados e domingos em lugares que são anunciados no nosso Instagram ou Facebook oficial (@institutoaumigao) e eventos paralelos promovidos em parceria com empresas. Já as doações recebidas são direcionadas aos animais, seja em forma de ração, castrações, vacinas e medicações, coisas que atualmente arcamos dos nossos bolsos. Mas a maior ajuda que podemos receber é uma adoção consciente e que dê muito amor para o animal!

*Matéria publicada originalmente na edição 216 da revista TOPVIEW. 

In this article

Join the Conversation