SELF

Dia da árvore: parques curitibanos para você visitar

Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, que tal passear pelos belos parques de Curitiba?

“Levava uma vida sossegada, gostava de sombra e água fresca”.  O clima de Curitiba é instável, mas às vezes, tudo o que precisamos é uma sombra fresquinha. Responsáveis não só pelas disputadas sombras nos centros urbanos, as árvores são muito importantes para a existência humana. Justamente por isso, neste 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. 

E, para não te deixar esquecer disso, separamos alguns parques e bosques de Curitiba para você aproveitar este dia especial. Confira:

Bosque Zaninelli/Unilivre

Com uma pedreira, o bosque possui uma mata nativa que envolve o local e um lago que deixa tudo mais especial. Foto: Nani Gois/SMCS ARQUIVO.

E não é que um espaço de exploração de granito virou área de preservação da flora e fauna em Curitiba? Estamos falando do Bosque Zaninelli, também conhecido como Unilivre, localizado no Pilarzinho. 

O local é um espetáculo por si só. Com uma pedreira, o bosque possui uma mata nativa que envolve o local e um lago que deixa tudo mais especial. O bosque também conta com a Unilivre, que tem o objetivo de repassar conhecimentos sobre o meio ambiente à população em geral. Ele fica localizado na Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho, em Curitiba. 

Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço é uma das unidades de preservação preferidas dos curitibanos para fazer caminhadas, descansar e contemplar a natureza. Foto: Maurilio Cheli / SMCS

Recentemente revitalizado, o Parque São Lourenço é uma das unidades de preservação preferidas dos curitibanos para fazer caminhadas, descansar e contemplar a natureza. Durante a revitalização, foram plantadas mais de 1,3 mil árvores nativas. Isso que é um bom lugar para passear em Curitiba, né? O parque fica localizado na Rua José Brusamolin, no São Lourenço. 

Passeio Público 

O local é perfeito para quem está de passagem e precisa de um pouco de natureza para relaxar. Foto: SMCS.

Não poderia ficar de fora o mais antigo e central parque de Curitiba, o Passeio Público. Considerado o primeiro zoológico da capital paranaense, que conta até hoje com animais pequenos, o espaço conta com uma vegetação exuberante, perfeita para quem está de passagem e precisa de um pouco de natureza para relaxar. 

Caso queira passar por lá, ele fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, Centro.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade desde sua inauguração, em 1991. Foto: SMCS.

Cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade desde sua inauguração, em 1991. Localizado na Rua Engo. Ostoja Roguski, no Jardim Botânico, o local tem 245 mil m² de área e é repleto de jardins floridos e bons espaços com árvores, perfeitos para piqueniques e fotos instagramáveis. 

Bosque Reinhard Maack

O Bosque Reinhard Maack sai da programação padrão dos parques e bosques indicados para visitação em Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Localizado na Rua Waldemar Kost, no Hauer, o Bosque Reinhard Maack sai da programação padrão dos parques e bosques indicados para visitação em Curitiba. Mas, se o assunto é árvore, ele é uma ótima opção. Tem uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas na região. E, além disso, o local conta com uma trilha de aventura e brinquedos educativos e ecológicos, destinados às crianças. 

Gostou das dicas? Não deixe de visitar e conhecer todos esses lugares.

Deixe um comentário