SELF

Cuidado além dos olhos

Campanha “Setembro Safira” é destinada para conscientizar sobre o bom uso das lentes de contato

Usar lentes de contato oferece praticidade e comodidade para o dia a dia de quem tem problemas oculares. No entanto, se não forem usadas corretamente, podem causar uma série de danos. Para conscientizar sobre o bom uso das lentes, foi criada a campanha Setembro Safira. A médica oftalmologista Claudia Del Claro, especialista em lentes e chefe do setor de lentes de contato do Hospital de Olhos de Florianópolis é a convidada da minha coluna desta edição para falar sobre o assunto. Leia a entrevista!

 

O que é o Setembro Safira?

Setembro Safira é uma campanha de conscientização do bom uso das lentes de contato. O nome vem do significado simbólico da pedra preciosa safira – que simboliza a sabedoria – e foi escolhido pois a campanha é muito mais do que um movimento de conscientização, é uma campanha de educação. Tem o propósito de trazer sabedoria, conhecimento e educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato para que não haja prejuízo ocular. 

 

Quais são os benefícios do uso de lentes de contato?

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos e uma ótima alternativa ao uso dos óculos, pois possibilitam ao paciente mais qualidade de vida e conforto visual. Além disso, oferecem muito mais liberdade visual, pois ampliam o campo de visão. Também devolvem a autoestima e a autoconfiança para pessoas que não se sentem bem com os óculos. 

Ainda, em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão. Desta forma, estes pacientes são totalmente dependentes destas para executar suas atividades do dia a dia.

 

Como funciona a lente de contato descartável?

As lentes de contato gelatinosas se diferem quanto à descartabilidade que pode ser diária (usa por um dia e joga fora), quinzenal, mensal ou anual.  É importantíssimo observar essa descartabilidade das lentes pois, mesmo que você não as utilize todos os dias do prazo estipulado, elas devem ser desprezadas no prazo indicado pelo fabricante. 

 

Quais são os erros mais comuns ao manusear as lentes?

Observa-se que 70% a 80% dos usuários têm hábitos inadequados de uso com as lentes de contato e destaca-se os seguintes: não descartá-las dentro do prazo de validade, usá-las durante todo o período de vigília sem alternar com os óculos, molhar as lentes com água de chuveiro, piscina ou mar, dormir com elas e a falta de higiene e uso de produtos adequados para a desinfecção diária.

 

Pensando em facilitar a compreensão desses pontos tão importantes para se evitar as complicações, a campanha disponibiliza os 10 mandamentos Setembro Safira, que são as principais informações que o usuário de lentes de contato deve observar:

10 mandamentos – Setembro Safira 

  1. Lave bem as mãos com água e sabão e seque completamente antes de manusear as lentes. 
  2. Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica para lentes de contato. (não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.
  3. Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada 3 meses. 
  4. Não use as lentes após seu vencimento (respeite o prazo de validade do fabricante).
  5. Não durma com as lentes de contato, a menos que seja indicado pelo seu oftalmologista. 
  6. Não molhe as lentes de contato com água de qualquer espécie. 
  7. Use colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato. 
  8. As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos. 
  9. Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico. 
  10. As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. 

Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.

 

Existe algum caso específico no qual a recomendação é de não usar a lente e sim os óculos?

Sim, nem todas as pessoas podem usar lentes de contato. Seguem aqui algumas contra-indicações:

  1. Síndrome do Olho Seco: a tendência é que o olho o resseque ainda mais com as lentes, podendo lesionar seriamente a córnea; 
  2. Alterações de Superfície: pinguécula, pterígio que atingem a córnea e na maioria das vezes tornam o uso das lentes insuportável;
  3. Trabalhadores da construção civil ou outros setores semelhantes, pois estão em contato com muita poeira, e também existe o risco de colocarem a mão suja nos olhos, aumentando risco de infecção. 

 

Deve-se retirar a maquiagem antes ou depois de tirar a lente?

Em primeiro lugar, deve-se colocar as lentes e, somente depois, fazer a maquiagem. Isso facilita para as pessoas que têm dificuldade para enxergar de perto e, principalmente, porque a maquiagem não vai borrar e não entrará maquiagem junto com a lente.

 

Dicas sobre maquiagem e lentes de contato 

  • Quando passar o lápis, não passe na linha d’água. Apenas por fora.
  • O rímel deve ser passado da metade dos cílios para fora para não encostar na lente.
  • Cuide com o tipo de sombra. Aquelas que contém glitter, por exemplo, podem cair e entrar nos olhos. Se isso ocorrer e o objeto ficar entre a lente e a córnea, na hora de piscar, o atrito repetitivo pode lesionar o olho.
  • A indicação é usar maquiagem lavável, que não seja à prova d’água. Aquelas que são à prova d’água formam grumos que podem cair nos olhos e causar muita irritação. 
  • Protetor solar, cremes e corretivos não devem ser passados muito perto dos cílios.
  • Na hora de retirar, remova primeiro a lente e depois a maquiagem. 

 

Claudia Del Claro é médica oftalmologista, especialista em lentes de contato e chefe do setor de lentes de contato do Hospital de Olhos de Florianópolis.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #265 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário