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Conheça 7 tendências sobre o consumo consciente

As tendências são baseadas nos consumidores mais preocupados com qualidade de vida

A definição de estar bem é ampla, pessoal e subjetiva. Mas estar bem é imprescindível. E é nesse caminho que a grande maioria dos brasileiros caminha. O consumidor está assumindo preocupações com o meio ambiente e com o bem estar do próximo. Em estudo levantado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a consultoria de branding Yellow Zebra, que levou em consideração diversas pesquisas (próprias e de outras instituições), ampla imprensa nacional e estudos acadêmicos, são identificadas 7 tendências da área de saúde, bem-estar e meio ambiente, nas quais as marcas precisam concentrar seus esforços, pois são nelas que o consumidor está realmente prestando atenção em 2020.

Confira as 7 tendências de consumo em qualidade de vida, saúde e ambiente dos brasileiros em 2020:

Canabidiol
A comunidade médica e população ficaram agitados pela notícia ao final do ano passado, da liberação pela ANVISA da venda de produtos que contêm derivados da cannabis sativa. Fabricantes estrangeiros do medicamento e investidores estão de olho no Brasil, com 3 milhões de pacientes e potencial estimado em R﹩4,5 bilhões. Até então, a forma de empreender na área era intermediando importações. O cenário vai mudar radicalmente! A eventual liberação do plantio da maconha no Brasil reduziria o preço da matéria prima mexendo no mercado.

Flexitarianos
Antes filosofia de vida, o vegetarianismo hoje virou hábito alimentar do brasileiro. De 2012 para cá, a população que se considera vegetariana aumentou 75%. Pesquisas apontam que a decisão vai além do preço alto da carne, e tem a ver com possíveis efeitos nocivos desses alimentos. Com o crescimento da população como um todo, alimentar o mundo vai ser mais difícil, por isso, a agricultura e a agropecuária terão que se tornar mais eficientes. Enquanto isso, marcas alternativas entram no mercado da alimentação, como a Fazenda Futuro, e marcas conhecidas apostam no nicho, como por exemplo, o McDonald’s, Seara, Burger King e Pão de Açúcar.

Alimentação Saudável
Pesquisa In.Site/Hibou mostra que 67% dos brasileiros consideram possuírem alimentação saudável, porém sabem que precisam melhorar ainda mais. 41% pretendem reduzir o consumo de café e 47% quer trocar o pão por outras opções. Enquanto isso, dessa vez segundo a Nielsen, 55% da população já reduziu consumo de sal, gordura e açúcar na alimentação. Com isso, snacks saudáveis, empresas de marmitas saudáveis e opções fracionadas de comida ganham espaço e crescem rapidamente no mercado brasileiro.

Superalimentos
Assim como na moda, de tempos em tempos surgem os superalimentos que ganham destaque e viram tendência. O açaí, há cerca de dez anos, foi o primeiro alimento a ganhar esse nome. Para 2020 temos: Coco 2.0, Açafrão, Couve-flor e Couve-Kale. Com isso o mercado passa a olhar com maior interesse para leguminosas.

Slow Beauty
A indústria cosmética passa por uma grande transformação, produzindo produtos com ingrediente veganos, naturais e livres de testes em animais. O olhar para insumos naturais do Brasil também aumentou e atingiu a maioria dos consumidores, mais preocupados com a escolha. O mercado está altamente propício para entrada de novas marcas, inclusive que já nascem com esse posicionamento.

Beleza Nacional
O consumidor brasileiro finalmente está no topo. Seus interesses e necessidades se tornaram foco das marcas. Produtos para cabelos crespos e cacheados, maquiagem para todos os diferentes tons de pele encontrados na população brasileira surgem em variadas opções – algo que, assustadoramente, não existia no país apesar das características da maioria da população.

Esporte para todos
A indústria fitness também passou por uma revolução e entra em uma nova seara cheia de oportunidades. A prática de exercícios deixa de ser elitista e reservada ao ambiente típico das academias, para ganhar novos formatos e se tornarem acessíveis financeiramente a todos os públicos. Empresas criaram benefícios ligados ao esporte, marcas de comida se associam a redes de academias e novos modelos de negócio encontram um mercado ávido pela prática de exercícios em novos formatos.

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