Sustentabilidade sobre rodas
Aproveitar vegetais que seriam descartados e oferecê-los na forma de refeições saborosas para pessoas em situações de vulnerabilidade. Esta é a proposta original do GoodTruck, uma espécie de “food truck social” criado em 2016 pela blogueira e culinarista Gabi Mahamud, de 26 anos. Apesar de recente, a iniciativa já atendeu 1,2 mil curitibanos e em breve vai ultrapassar os limites da cidade. Talvez até do país, pois Gabi foi escolhida, com outros mil jovens empreendedores de todo o mundo, para apresentar o projeto em Copenhage, na Dinamarca. Lá acontece, neste mês de agosto, o evento Unleash Lab, voltado para o desenvolvimento de projetos na área da sustentabilidade.
Realizado em parceria com a premiada chef Manu Buffara, o GoodTruck funciona de forma colaborativa. Um distribuidor do Ceasa cede os alimentos. Restaurantes abrem suas cozinhas para o preparo das refeições. Donos de food trucks emprestam seus veículos. E um grande time de voluntários entrega os pratos em comunidades carentes, instituições filantrópicas e para moradores de rua. “Nosso trabalho também é dar atenção, ouvir o que essas pessoas têm a dizer.”
Mineira de Pouso Alegre, ela conta que cursou Arquitetura com o objetivo de “fazer alguma coisa pelo mundo”, mas se desencantou com a profissão. O ponto de virada veio em 2016, com o sucesso de seu blog Flor de Sal, em que ensina receitas saudáveis e veganas.
Graças ao êxito do blog, a culinarista autodidata assinou contrato com uma editora para publicar seu primeiro livro de receitas, ainda sem data de lançamento definida. Enquanto isso, ela se dedica à expansão do GoodTruck, que agora conta com a mentoria de uma aceleradora de projetos sociais. “Já trabalhamos na remediação do problema e agora vamos partir para a etapa de agir pela raiz, ministrando oficinas de redução do desperdício em comunidades carentes”, adianta.