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You only live once! Entenda a importância de momentos únicos para o mercado de luxo

Com base nos insights encontrados durante a NRF 2019, foi detactado que uma das formas de se destacar no mercado de luxo é apostar na sazonalidade

E se voltarmos a um restaurante, uma loja de artigos diversos, de roupas, e até mesmo na nossa cafeteria favorita e encontrássemos tudo diferente de quando estivemos pela última vez? Este modelo de ação impacta em nosso consumo, com experiências sazonais, feita de momentos únicos.

Por serem únicos, podemos encontrar características do mercado de luxo, pois trazem a sazonalidade como uma das experiências que vem despertando desejo.

Experiência foi a palavra do ano em 2018, segundo a Forbes BR. O que, então, poderia acrescentar para seguir o caminho deste mercado? No meio de tanta inovação e e-commerce, o que as lojas físicas devem fazer para receber clientes é, sem dúvidas, proporcionar o inusitado – que eles não encontram online.

Mercado de luxo: sazonalidade é essencial!

Bom, se olharmos para um dos destaques da maior feira de varejo do mundo, que acontece todo começo de ano em Nova York, a NRF, encontramos o que nos fez parar para ler este artigo: a sazonalidade, aplicada em diversos contextos para atrair e fidelizar clientes.

Um exemplo que se destaca é a “This is Story”, que inova a cada temporada e que encanta os consumidores. A cada oito semanas eles trocam o tema e tudo na loja, de decoração física ao online. O cliente nunca sabe o que vai encontrar, por isso a curiosidade faz a loja conceito estar sempre cheia de clientes.

Da mesma forma, uma marca que chama atenção é a Chobani, marca de iogurtes com forte ação social, que foi um dos destaques da NRF Retail’s Big Show. Ela traz um menu que muda a cada temporada e seu lema é trabalhar com a verdade em relação aos seus ingredientes e na comunicação com os consumidores. A marca também realiza os mais diversos tipos de ações sociais voltadas à uma boa alimentação e isso tem tornado cada vez mais motivo de atração no real mundo do consumo que vivemos.

Mas não quero ficar tão ao norte das Américas para exemplificar que a sazonalidade tem chamado atenção dos consumidores mais antenados, que encontramos no mercado de luxo.

E por aqui? A sazonalidade também é válida?

Em Curitiba, o Pátio Batel foi o local escolhido para que o conceito de sazonalidade nomeasse um restaurante – MAK Cozinha Sazonal. Eu, quando conheci, logo fiquei com vontade de voltar, e curioso pra saber qual será o menu da próxima estação. A sazonalidade no restaurante é temporal e obedece a um ciclo, o que entra diretamente no conceito deste artigo.

Exemplos que trabalham a nova forma de experienciar, fazendo da sazonalidade um dos itens que, misturados à transparência, causas sociais e novos significados, recheiam movimentos como o pós-luxo. Ele, inclusive, é o tema que, em forma de 12 episódios, tenho trabalhado e relacionado a diferentes áreas. Você pode conferir todos eles em meu canal do Youtube.

Isso é viver o presente sem ter medo do passado E, se em Nova York, um dos centros mundiais de inovação, encontramos tantos outros exemplos de como as marcas estão trabalhando criativamente para atrair e fidelizar novos consumidores, cabe a nós, em nossa cidade, viver e agir no presente sem ter medo do futuro – e olhar para o mercado de luxo nos traz mais segurança.

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