Gratidão: moda ou filosofia de vida? Descubra! - TOPVIEW

Gratidão: moda ou filosofia de vida?

A master coach Solange Emerick dá dicas de como sair da superficialidade com relação ao sentimento

0
Compartilhe

A palavra da moda é gratidão. Vemos desde participantes do BBB usando o termo quando são salvos de um paredão, até reação com chuva de flores roxas no Facebook para demonstrar gratidão em um post. Mas será que estamos tratando o termo de forma adequada? Quem realmente incorporou o sentimento e o carrega como filosofia de vida nos dias atuais? Para fazer com que a gratidão se torne uma verdadeira ferramenta de transformação na vida das pessoas, a master coach Solange Emerick dá 3 passos para resultados efetivos, com menos blábláblá e mais ação.

Segundo a profissional, o primeiro passo é o perdão. Por meio do autoconhecimento é possível identificar suas falhas e se perdoar pelos erros cometidos. “Não adianta ficar se martirizando. Todo mundo erra, mas o que precisamos é aprender com os nossos erros.”, acrescenta Solange. Para ela, a partir do momento em que você se cobra menos e se perdoa, pode-se partir para o segundo estágio para o alcance genuíno gratidão, que é o merecimento. “Sabe aquele ditado de que cada um carrega o fardo que merece? Devemos acreditar que, mesmo os problemas que enfrentamos, servem de aprendizado e sairemos fortalecidos daquelas situações. Bem como, as coisas boas que acontecem nas nossas vidas”, completa. Existem pessoas que não se acham dignas de elogios ou acontecimentos positivos em suas vidas. Aceitar que você pode ser bom em algo e ter um futuro melhor é outro passo para a gratidão.

A terceira e última etapa para ser grato de verdade, segundo a coach, é a conexão. “Estar 100% no momento presente. Quando você se conecta com o presente você agradece e consegue enxergar os detalhes e até mesmo coisas pequenas que não enxergaria fazendo várias atividades ao mesmo tempo. Por exemplo, o sabor da comida, água que estamos bebendo, uma brincadeira com o filho, uma conversa olho no olho. Estar no momento presente te faz se conectar muito mais consigo mesmo, com o universo, com as pessoas, com Deus…tudo é energia.”, diz Solange. Entender que o mundo é feito de conexões e vaorizá-las é imprescindível para compreender o significado de gratidão.

Tendo esses três aspectos em mente, e uma rotina de reflexão e agradecimento diária, a gratidão se tornará um sentimento intrínseco e transformador. Por cada acontecimento da vida, a pessoa será grata, parando de reclamar e partindo para a ação. “Neste contexto, a gratidão se torna uma ferramenta de escalada em busca da conquista de objetivos, tornando a vida menos “por que comigo?” e mais “que bom que é comigo”, finaliza.

Leia também:

Autoconhecimento em tempos difíceis

“Cores Que Acolhem”: conheça o projeto que resgata a autoestima de curados do câncer

Neste Artigo


Converse com a Gente