Escola de Curitiba promove programa de gestão de mentes e emoções na pandemia para pais de alunos - TOPVIEW

Escola de Curitiba promove programa de gestão de mentes e emoções na pandemia para pais de alunos

Colégio Amplação lança um olhar mais atento aos pais e mães para ajudá-los a enfrentar esse momento difícil e crítico

Compartilhe

Incertezas, inseguranças e reflexos negativos trazidos pela pandemia abalaram a sociedade de uma maneira geral. A instabilidade econômica, o distanciamento social, a falta de atividades recreativas e culturais, diversas medidas restritivas e, até mesmo o ensino a distância, estão alterando as emoções, comportamento e relações dentro de casa. As famílias reclusas buscam administrar o tempo e o espaço da melhor maneira possível, mas é inevitável o surgimento de sentimentos prejudiciais à saúde e à mente que afetam a vida de todos.

Atenta a essa situação, o Colégio Amplação, uma escola humanizada que preza pelo desenvolvimento socioemocional de todos os envolvidos no ambiente escolar, estruturou o Programa Gestão de Mentes e Emoções na Pandemia. A iniciativa é pioneira, exclusiva e personalizada e conta com a parceria da equipe de psicólogos da Escola da Inteligência, conduzida por Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor.

A diretora do colégio Gisele Mantovani Pinheiro explica que o programa é constituído de três encontros virtuais direcionados a pais e mães que, apreensivos com o cenário atual, enfrentam dificuldades das mais diversas particularidades. “A pandemia trouxe além de novas rotinas e competências, um estado de alerta acompanhado de uma série de emoções que fragilizam as pessoas”.

De acordo com ela, o Colégio Amplação já trabalha a educação dos alunos por meio do ensino a distância aplicando metodologias ativas eficazes que garantem o aprendizado. “No entanto, devemos lançar um olhar atento e compreensivo aos pais e mães que estão sobrecarregados com tantas tarefas e também emocionalmente desgastados. É bom saber que eles não sozinhos e que podem contar com uma rede de apoio mútuo. Isso é reconfortante”, pontua.

O Programa Gestão de Mentes e Emoções na Pandemia está dividido em três módulos apresentados em formato de workshop com debates de temas relativos ao panorama atual e interação entre participantes e mediadores, além de dinâmicas aplicadas on-line. “Nossos propósitos são amparar, orientar e fortalecer a família para que consiga lidar com essa situação tão delicada com mais leveza exercitando a inteligência emocional. Queremos criar novas perspectivas e dar suporte socioemocional às famílias diante de tantas privações”, observa Gisele.

A diretora do Amplação acredita que o programa será um fator fundamental para os pais se fortalecerem como suporte dos filhos em todos os momentos, e para lidar com as dores da pandemia com mais resiliência. “A iniciativa pretende ainda guiar os participantes num caminho de união, humanização e transformação. O resultado, com certeza, será recompensador”, frisa Gisele Mantovani Pinheiro.

In this article

Join the Conversation