TOP Talk apresenta Lipsio Carvalho
Ele criou um projeto inovador: a primeira lifestyle school 100% online do Brasil, a Paso Educação. Por meio da empresa, Lipsio Carvalho oferece cursos apaixonantes – fazer cerveja artesanal, introdução ao mundo dos coquetéis e como abrir uma garrafa de champagne são alguns dos ensinamentos da Paso. Na entrevista de hoje, o CEO mostra de onde vem tanta criatividade e vontade por inovação.
TOP Talk convida Lipsio Carvalho
Ninguém imagina, mas você gosta de: botecos de esquina em bairros com cara de cidade do interior.
Um talento que gostaria de ter: tocar piano. Tentei aprender por três vezes. Nunca deu certo.
Para ser produtivo…: acordo cedo. Bem cedo. E tento resolver 2/3 do meu dia até o almoço com listas. Outra tática é: tudo que eu posso fazer em menos de dois minutos, eu faço na hora. Sem procrastinar.
Cidade favorita: San Francisco (Califórnia, Estados Unidos). Morei lá por 2 anos e ainda morro de saudade. O Walter Cronkite tinha uma frase que dizia “Leaving San Francisco is like saying goodbye to an old sweetheart. You want to linger as long as possible.”
Nas horas vagas…: tento dedicar todas as minhas horas vagas à minha família e aos meus brinquedos. Pensando bem, acho que fazemos isso desde o momento em que nascemos, né?
Um ídolo: Michael Jordan. Como atleta, como empresário, como ser humano que mora no formol.
Não pode faltar na geladeira: água San Pelegrino.
O que mudaria no mundo: o preconceito é algo que me irrita. Se pudesse mudar essa única coisa, acredito que mudaria a capacidade das pessoas de aceitar as diferenças.
Luxo do qual não abre mão: em tempo de celular, usar relógio é um luxo que eu não abro mão.
Marca fashion do coração: tenho crushes por Omega e Rolex.
Uma bebida: espumante.
O melhor de Curitiba…: dias frios, secos e com céu azul.
Aplicativo favorito: Headspace, o app que me ensinou a meditar.
Se irrita com gente que…: fala alto.
Tem escutado muito: reclamação desnecessária (risos). Mas como sei que essa pergunta é sobre música, cada vez mais tenho escutado músicas que me ajudam a pensar. Aí você pode incluir toneladas de trilhas de filme e em particular os japas Yo-yo Ma e Lang Lang. Músicos de primeiríssima linha. Tenho um lado pop que curte muito música eletrônica também.
Restaurante favorito: essa pergunta não se faz (risos). Tenho alguns restaurantes preferidos e todos eles têm seu momento ideal. Como minha noiva é vegetariana, somos mais criteriosos nas escolhas. Domingos de sol são do Alessandro & Frederico, no Pátio Batel. É lá que faço aqueles almoços sem hora pra terminar. Datas especiais são do Caliceti di Bologna [vencedor do 2º prêmio TOPVIEW Gastronomia na categoria Melhor Italiano] ou simplesmente Bologna. Frequento esse lugar desde que me conheço por gente e meu vínculo emocional lá é forte. Mas se a distância não for problema, tenho dois pequenos que moram no meu coração: o Plouf, bistrô francês com os melhores mariscos de San Francisco e o Little Prince, no Soho – que é uma descoberta recente.
Vale a pena ler de novo: leio de forma recorrente Tools of Titans, de Tim Ferris. Um compilado de entrevistas que desconstroem as táticas e o estilo de vida de grandes personalidades mundiais, como Arnold Schwarzeneger e Peter Tiehl. Uma leitura rápida e eficiente.