#JaneiroBranco: por que investir em saúde mental é essencial para as empresas?
Um novo ano começou e com ele os cuidados com a saúde mental ganham destaque por meio da campanha “Janeiro Branco”, que em 2023 tem como tema “A Vida Pede Equilíbrio”.
CONFIRA: New year, new health: 9 dicas valiosas para cuidar da saúde em 2023
O mundo pós-pandemia não é o mesmo. Após dias em home office, podendo estar mais perto da família, vendo os filhos crescerem de perto, estando ao lado dos animais de estimação ou simplesmente podendo almoçar em casa, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional se tornou urgente para muitas pessoas. Um ano após o reconhecimento da Síndrome de Burnout como doença ocupacional, a preocupação com a saúde mental continua em destaque no mundo corporativo.
Por que investir em saúde mental é lucrativo?
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para cada 1 dólar investido na saúde mental dos colaboradores, a empresa terá 4 dólares retornados em produtividade e capacidade de trabalho. Ou seja, não estamos falando apenas de ações para atrair funcionários ou cumprir protocolos, mas de ações que trarão benefícios, inclusive financeiros, para a empresa. A OMS ainda alerta que 15% dos trabalhadores vivem com um transtorno mental”, diz Juliana Chiavassa, especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano.
Se em 2022 os desafios de promover saúde mental se tornaram concretos para as organizações, em 2023 chegou o momento de colocar em prática e colher os resultados do que já foi feito para garantir o bem-estar dos colaboradores. A campanha Janeiro Branco pode ajudar a potencializar as reflexões pessoais e empresariais sobre a busca de uma vida mais equilibrada.