Hygge, a tendência da felicidade que chegou à moda e arquitetura
Hygge, pronunciado em português como “huga”, é conhecido como o segredo dinamarquês para a felicidade. A palavra, que não tem tradução especifica, representa um estilo de vida que valoriza o aconchego, acolhimento e o ócio criativo. A ideia é sentir-se em “casa” onde quer que esteja, procurar o relaxamento no meio da rotina caótica.
Esse mood está presente na moda, na decoração e também em produtos de beleza, criando objetos que auxiliam no relaxamento e valorizam o lifestyle descomplicado e prático. A arquiteta Leila Dionizios, admiradora do estilo, diz que “o hygge, na verdade, é o estar entre família curtindo um bom vinho ou momentos simples. Transpondo isso para decoração, representa ambientes aconchegantes e acolhedores, o qual é pensado para ser usado com pessoas queridas”.
Além disso, é uma tendência que torna os lares mais quentes, fazendo com que os moradores se sintam mais felizes e mais conectados com a morada.
Materiais como madeira, madeira de demolição, muitas almofadas, velas, tons pasteis e mais naturais, como verde e cores cruas, proporcionam o ar de aconchego e paz que fazem parte da tendência hygge.
Tanto na arquitetura quanto na moda – principalmente na moda! – tecidos como como suede, pelúcia, tricô e lã faciais também ão incorporados nesse lifestyle. Veja alguns exemplos, inclusive em beleza.
Para um look hygge, roupas confortáveis, cores claras que remetem à calma, modelagens largas, produções despojadas, maciez de tecidos, meias e blusões.
Para completar o cenário hygge, velas, bebidas quentes e muito conforto