‘Elopement wedding’: saiba tudo sobre a tendência do casamento a dois
Esqueça as festas com muitos convidados, grandes salões de festas, pitacos de estranhos e lembrancinhas de casamento. No elopement wedding são apenas os noivos os protagonistas do dia especial.
O termo elopement wedding significa em inglês “fugir para casar”. Isso porque, antigamente, era muito comum que casais que não tivessem a benção dos pais fugissem e casassem escondido para viver seu amor. Hoje, o terno está mais ligado à realização de uma cerimônia íntima, seguindo os gostos do casal e não precisando cumprir as expectativas cerimoniais da família e amigos.
Esse estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: jovens apaixonados que querem uma cerimônia romântica e reservada, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais ou mesmo casais que já moram juntos mas querem oficializar a vida a dois.
Porém, o que tornou o elopement wedding tão popular nos últimos anos não foi apenas a mudança de paradigma de estilo dos noivos, mas um acontecimento que mexeu com todo o mundo: a pandemia de Covid-19. Com as restrições sanitárias, muitos casais que tinham seus casamentos marcados para 2020 ou 2021 optaram por não adiar a cerimônia, mas sim fazer um casamento intimista. Afinal, esse estilo tende a ser extremamente intenso para o casal pois, sem distrações, eles tendem a viver ainda mais o momento.
É importante ter em mente que ter convidados no elopement wedding não é proibido – afinal, são os noivos que decidem! Todavia, normalmente o número de convidados não passa de 10 pessoas. Ou seja, só para os íntimos mesmo. Inclusive, muitos casais optam por casar fora da cidade onde moram, realizando a cerimônia em uma praia, campo ou mesmo em outro país. Além dos noivos e dos poucos convidados, geralmente estão presentes no grande dia apenas os profissionais essenciais para a cerimônia, como o celebrante e o fotógrafo.
Você pode estar pensando que o elopement wedding lembra muito o estilo destination wedding. E eles são de fato muito similares na parte de escolher um destino para o casamento, mas possuem uma diferença: enquanto o elopement wedding é feito apenas para o noivo e a noiva, o destination wedding é uma cerimônia em que todos da família e os amigos podem ser convidados para viajar junto aos noivos.
Além da intimidade, outra grande vantagem de fazer um elopement wedding é poder curtir o casamento e a lua de mel tudo de uma vez. Portanto, é só se organizar para ter a cerimônia e o destino dos sonhos no mesmo dia!
3 opções de destinos para um elopement wedding
Fernando de Noronha
Um dos destinos mais lindos do Brasil – e do mundo – conta com diversas opções para o casamento dos sonhos. Praia da Cacimba do Padre, vista para os Dois Irmãos ou uma cerimônia religiosa na Capelinha de São Pedro são alguns dos lugares incríveis para o grande dia. O ideal, para um casamento ao ar livre, é escolher o período da seca, que vai de agosto a fevereiro.
Nova Zelândia
Para os casais aventureiros, a Nova Zelândia é o destino ideal! As opções para elopement wedding vão desde uma cerimônia no pico das montanhas a passeios de balão e até um salto de bungee jumping. A melhor época para realizar o casamento, e fugir de grandes picos de frio, é de dezembro a maio.
Nova York, NY
A cidade onde tudo é possível – inclusive casar escondido! Cheio de pontos românticos, Nova York oferece até assessoria de cerimonialistas brasileiros para os noivos se sentirem mais à vontade.