Conheça a história da ‘vinok’, a coroa de flores ucraniana
Desde meados de fevereiro a Ucrânia virou um dos países mais comentados no noticiário internacional, atraindo a atenção do mundo não apenas para o conflito em andamento com a Rússia, mas também para seus imigrantes, tradições e História de um povo que tem grande influência no Paraná.
Um item que tem destaque nas relações culturais ucranianas é a chamada vinok, conhecida popularmente como “Coroa Tutelar” (de proteção) ou “Guirlanda Floral”. E engana-se quem acha que a coroa tem apenas função estética, pois, ao longo da História, ela cumpriu diversos papéis sociais e religiosos.
As guirlandas, em tempos pré-cristãos, eram utilizadas para proteger as meninas inocentes de espíritos malignos. Depois, seguindo os costumes eslavos orientais, no dia de Ivan Kupala as jovens colocavam suas grinaldas na água com uma vela acesa, prevendo seu futuro romântico pela forma como a grinalda fluía rio abaixo ou lago. Pela direção da coroa a garota saberia seu destino. Desde então, a vinok – que deriva da palavra vinchannya (“casamento” em ucraniano) – foi usada por meninas solteiras e em cerimônias festivas e matrimoniais.
LEIA TAMBÉM: Por baixo do véu: conheça a história do hijab
O professor e especialista em História da Moda João Braga afirmou em um de seus post no Instagram que a vinok é uma “coroa elaborada com folhas de ervas e até 12 diferentes flores, sendo também decorada com fitas coloridas. O maior amuleto é a vinca (flor de 5 pétalas), simbolizando a vida e a imortalidade da alma. Cada pétala tem um significado específico”. Alguns exemplos disso são a papoula, que sempre foi um símbolo de amor sensual, e a Immortelle, que é relacionada à saúde.
Além disso, as cores têm um papel primordial na construção da coroa. Violeta significava sabedoria e frequentemente se encontrava em coroas de mulheres casadas, já a fita branca, bordada com sol e lua de ouro, falava da inocência da jovem beleza. Havia também propriedades práticas nas guirlandas florais: peppermint, wormwood, camomila e outras ervas, mesmo em forma seca, mantém uma fragrância que espanta insetos e piolhos.
A vinok hoje
A coroa de flores é um ornamento feminino dos trajes folclóricos tradicionais da Ucrânia. Porém, a partir de 2014, com a Revolução Ucraniana, muitas mulheres passaram a usar a vinok no dia a dia como forma de empoderamento e patriotismo.
Alguns casamentos modernos também adotam a coroa de flores em respeito a cultura do país. Em entrevista à revista Vogue, em 2016, a modelo Nadiia Shapoval contou que usou uma vinok moderna, com fitas brancas e flores laranjas, em seu casamento. “Depois da revolução, mais mulheres começaram a usar [a coroa] nos casamentos. Hoje, até os convidados usam vyshyvanka [camisa bordada tradicional ucraniana] e vinok nas cerimônias”, disse Nadiia.
Mundo afora, a influência da coroa de flores se faz presente em festivais de música – fazendo parte do visual folk – e até em desfiles de moda. No Comme des Garçons Homme Plus men’s Primavera 2016, modelos usaram na passarela guirlandas florais em um show denominado “Armour of Peace”.
De fato, na sociedade contemporânea, uma coroa de flores é um dos principais ornamentos para representar a paz – algo que vem levando, nos últimos dias, um sinal de esperança para os ucranianos.