Atenção plena em seu trabalho: 3 razões para incluir a prática
Não é novidade que temos que estar capacitados perante os avanços da tecnologia e à uma enxurrada constante de informação. Junte a isso prazos curtos, a necessidade de se manter em alta performance, a crescente competitividade no mercado de trabalho e o receio de perder o emprego ou seus clientes.
Como preparar nossa mente para seguir motivada, lidar com a velocidade e as exigências do mundo atual, e ainda desenvolver habilidades de gestão e relacionamento? Talvez a resposta seja essa: praticando Atenção Plena em seu trabalho ou Mindfulness.
Veja razões para você integrar essa prática em seu dia a dia do trabalho:
Você vai se comunicar e escutar de forma mais atenta e empática. A comunicação consciente e a escuta ativa são habilidades desenvolvidas e ampliadas com a prática da Atenção Plena. Essas habilidades são essenciais em áreas como vendas, recursos humanos, formação de equipes e solução geral de problemas. Quando a mente está menos ocupada e nossa capacidade de se concentrar é mais desenvolvida, podemos nos comunicar com maior clareza com colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Ao mudar o foco e a atenção, construímos relacionamentos mais cuidadosos e empáticos, impactando positivamente o ambiente e os resultados da empresa.
Foco e concentração serão aperfeiçoados
Quando aprendemos a lidar com as distrações, tanto do mundo exterior como pensamentos criados pela nossa mente, conseguimos nos concentrar no que é verdadeiramente importante. Nos desprendemos de velhos padrões e hábitos, cortamos as ruminações e criamos espaço para focar nas questões mais estratégicas, melhorando nossa capacidade de avaliar situações, enxergar diversos pontos de vista e soluções que minimizem riscos.
Você vai começar a dar mais valor ao seu trabalho
A prática de Mindfulness nos proporciona um olhar profundo sobre o que passa dentro de nossa cabeça. À medida que observamos, percebemos e desapegamos de nossos pensamentos. O contexto de nosso muda assim que começamos ter Atenção Plena em seu trabalho, tornando-se parte integrante de nossa prática. Transformamos a maneira como interagimos com clientes e colegas de trabalho.
Internamente, reduzimos o sequestro pelos pensamentos e pelas ações repetitivas negativas, como arrependimento sobre coisas que aconteceram ou uma preocupação exagerada sobre o que ainda pode acontecer. Não há nada além de apreciação e aceitação quando você vive “no momento”, em vez de se distrair olhando o passado ou em direção a um futuro que talvez nunca se materialize.