As metatendências para 2022
São tantas tendências, nas mais diversas áreas, que acaba ficando difícil acompanhar todas elas. De forma a organizar essa confusão de informações, o relatório anual ‘Meta Trends’ se tornou um compilado – mais geral e amplo – com 14 tendências culturais mais frequentemente apontadas para 2022. O resumo reúne 500 tópicos originários de mais de 400 relatórios de empresas de marketing e redes sociais.
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Produzido há cinco anos, as tendências produzidas pela Meta – empresa que controla os serviços e produtos chefiados por Mark Zuckerberg – acabaram se tornaram repetitivas ao longo do tempo. E, agora, os especialistas da área sinalizam que as previsões devem ser usadas com inteligência.
“Em vez de tratar essas Meta Trends como uma previsão precisa, agora também devemos usá-las como filtros para buscar o que NÃO é discutido”, aponta o teórico cultural Matt Klein.
Em seu texto sobre as tendências para 2022, o cientista aponta que as ‘Mega Trends’ são importantes para compreender o que é negligenciado e silenciado. Embora as apostas forneçam confiança, não significa que devemos confiar cegamente nelas.
As principais metatendências
O eco está em tudo
A sustentabilidade está incorporada em todos os lugares. “Nós queremos ação, mas entregue agora”.
Palavras-chave: green-washing, compromissos, comprar para toda a vida, circular, impacto zero.
Padrão digital
A vida se move online e a distinção IRL vs. URL se confunde, tornando-se discutível.
Palavras-chave: phygital, metaverso, VR, jogos, carne-espaço, avatar, pluriverso.
Vibe psicodélica
Sintonize, desista e diminua a velocidade – o conjunto sagrado e as configurações cumprem e focam.
Palavras-chave: psilocibina, flores, cogumelos, amaldiçoado, humor, cringe, manifesto, nojento.
Inclusão radical
Diversidade e equidade necessárias geram pertencimento e integração.
Palavras-chave: gênero, neuro, acessível, renda, fluido, geração, vizinho.
Diversão como antídoto
A diversão sem propósito tem propósito – a leveza juvenil é o antídoto para o nosso medo.
Palavras-chave: maximalismo, memes, ironia, brincadeira, absurdo, juventude, catarse.
A casa é o centro
A nossa casa é o nosso coração, central para o nosso bem-estar e todas as funções.
Palavras-chave: flex, híbrida, saúde DIY, remoto, tele-, clubhouses de escritório.
Saúde mental digital
0 e 1 se infiltram ironicamente na intimidade do nosso bem-estar mental.
Palavras-chave: aplicativo, grupo, estúdio online, aula ao vivo, jogo, sequência, rastreamento de dados.
Renovações e Reinvenções
Num impasse, pivôs são feitos, priorizando o que é (subjetivamente) importante.
Palavras-chave: refletir, resignação, antitrabalho, F’it, essencialismo, poder para as pessoas.
Valores Virtuais
Os ativos digitais desbloqueiam a comunidade e resolvem o consumo conspícuo online.
Palavras-chave: NFT, colecionável, Web3, token, sinalização, (co)propriedade, escassez.
Consumo instantâneo
Paciência encolhendo + demandas infinitas empurram os limites do comércio
Palavras-chave: omni, social, manter retornos, BNPL, milha final, ilimitado, super-app
Eu Inc.
A cauda longa do mercado (criadores) está fazendo o que ainda não oferece.
Palavras-chave: side-hustle, fandom, artesanal, multi-hífen, poligamia de carreira.
Parece bom
O áudio, o meio íntimo, é aproveitado para oferecer novas visões.
Palavras-chave: cura, viagem sônica, banhos de som, metaverso, IA, personalizar, AR.
Op-purr-tunity
A economia dedica aos pets cresce à medida que seu mercado e produtos se emaranham.
Palavras-chave: CBD, pet -spa, -resort, -beleza, móveis -friendly, animais NFT’s
Educação remota
Telas e feeds sociais derrubam mesas, pois a educação agora é onipresente.
Palavras-chave: remoto, sprint, masterclass, [profissão]-TikTok, apresentação de slides Insta.