SELF COMPORTAMENTO

A ambientação significativa na educação

Muito além das paredes da escola, dentro das paredes do coração

Faça uma pausa neste instante e busque alegria nas suas memórias de infância. Certamente, você se lembrará da casa dos avós, de algum quintal, uma árvore que você se desafiou a escalar ou uma cabana que montou com lençóis dos seus pais e viveu grandes aventuras. Imagino que você liberou um leve sorriso neste momento. Nossas memórias afetivas possuem moradas e nosso aprendizado também.

Agora, imagine que, por um desastre de guerra, grande parte do lugar em que estão essas memórias e o seu aprendizado foram destruídos. Triste, não é? Foi exatamente o que aconteceu na Segunda Guerra (1939-1945) com a província Reggio Emilia, na Itália. Porém, dos escombros, surgiu a inovação.

“Criar um ambiente tranquilo, seguro, acolhedor e alegre, com a essência de um lar, foi a missão concretizada nessa proposta de edificação e decoração.”

Os habitantes do local decidiram se levantar de um passado doloroso para pensar em um futuro inovador, edificando uma nova província e, principalmente, escolas para as crianças gerarem um futuro transformador. A proposta era não viver nas sombras da guerra e, sim, trazer vida por meio das cores da educação. Criar um ambiente tranquilo, seguro, acolhedor e alegre, com a essência de um lar, foi a missão concretizada nessa proposta de edificação e decoração. 

O projeto arquitetônico da pedagogia Reggio Emilia tinha como foco o ambiente escolar enquanto um espaço de pertencimento. Os elementos arquitetônicos fazem parte do material didático, já que os tetos e as paredes são locais de construção e documentação dos próprios alunos, com desenhos, esculturas, pinturas e tudo o que a imaginação e a criatividade permitirem. Um ambiente que não apenas gere memórias afetivas, mas, também, estimule o aprendizado, o comportamento, a escuta e a afetividade.

Assim como essa província fez dos escombros da guerra um ambiente de renovação e alegria, o ambiente escolar também possui essa capacidade.

A psicologia ambiental é assertiva ao afirmar que o ambiente afeta o comportamento, assim como o contrário também é verdadeiro. O Colégio Amplação de Curitiba é um belo exemplo desse ressignificar. Inspiração por metro quadrado e significados que vão além da estrutura física fazem a diferença na mais importante estrutura: a socioemocional.

 

Colégios pelo mundo com ambientação significativa

 

COLÉGIO AMPLAÇÃO. Curitiba, Paraná. (Foto: reprodução)
ROLEX LEARNING CENTRE. Lausanne, Suíça. (Foto: reprodução)
DRUK WHITE LOTUS SCHOOL. Shey, Ladakh, norte da Índia. (Foto: reprodução)
EAST SYDNEY EARLY LEARNING CENTRE. Sydney, Austrália. (Foto: reprodução)

 

*Matéria originalmente publicada na edição #264 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário