SELF

A arte do sorriso

Entenda como a odontologia digital pode transformar o seu sorriso em uma obra de arte

O sorriso é a obra de arte central na galeria de linhas e traços que compõem o rosto de cada um de nós. Toda obra de arte expressa um sentimento ou conta uma história. Causa sensações e desperta interpretações que podem ser únicas para cada um, e a odontologia contemporânea tem se baseado nesta perspectiva de obter o “sorriso perfeito”. 

Diferentemente de um artesão da Idade Média que não tinha um controle tão preciso sobre o resultado final do seu trabalho, com as tecnologias de modelagem 3D, softwares, matérias-primas híbridas e outros recursos digitais é possível obter resultados cada vez mais precisos. Mas, à medida em que aumentou-se a “precisão” dos resultados, também perdeu-se o brilho e a beleza da singularidade nesses processos que alimentam as manufaturas capazes de entregar artes e produtos cujo valor é ofuscado justamente pelo fato de existirem milhares de outros exemplares igualmente previsíveis. E pensando na “arte do sorriso”, seria possível alcançar mais precisão nos resultados sem abrir mão do caráter artístico único de cada sorriso? 

(Foto: Felipe Sant’Ana)

Houve um tempo em que a indústria da moda determinava o padrão ideal de tudo e, naquela época, os métodos da odontologia tradicional para facetas, implantes e tratamentos ortodônticos eram suficientes para modelar e alinhar os sorrisos. Seguindo um padrão icônico de beleza, replicando-o com tentativas e erros sem, necessariamente, ter certezas sobre os resultados que seriam alcançados. Não havia a possibilidade de prever as consequências e era muito mais difícil adaptar os resultados do tratamento ao que harmonizaria melhor com os traços do rosto de cada paciente. 

Assim como nas artes, na indústria e na saúde de forma geral, na odontologia vivemos uma fase muito diferente daquela que vimos no passado. Esta, que defendo como odontologia digital explora múltiplos recursos da tecnologia da informação e comunicação para otimizar, prever e personalizar os resultados de acordo com os traços pessoais de cada paciente. Mas é preciso ter cuidado. Assim como em outras áreas e especialidades, é a experiência clínica e o conhecimento técnico do seu dentista que oportunizam a personalização de cada tratamento. 

(Foto: Felipe Sant’Ana)

A tecnologia avançou muito. Existem softwares que podem, de fato, otimizar a atuação do profissional dentista, mas é o olhar humano e artístico que pode cuidar dos seus dentes, lábios e gengiva transformando o seu sorriso em uma obra de arte única, pensando na beleza, estética e saúde de forma harmonizada e contígua. 

Vemos hoje duas grandes frentes de otimização em termos de tecnologia e performance para cuidar da estética de sorrisos: tratamentos ortodônticos com alinhadores invisíveis (como o Invisalign®) e Design do sorriso (como o Digital Smile Design®). Você é único e seu sorriso é uma evidência clara disso. 

Assim como artesãos qualificados e experientes são capazes de trabalhar com materiais diversos, busque por profissionais que sejam destacados como autoridade e bem referenciados em suas respectivas áreas de atuação para ter certeza de que seu sorriso será cuidado por um especialista capaz de entender a singularidade do seu sorriso e dos seus traços. Por isso, verifique as credenciais e a experiência prévia do profissional. 

A odontologia digital continua evoluindo e temos acesso a equipamentos que podem transformar não apenas o seu sorriso mas também revolucionar a sua experiência de ir ao dentista, afinal, o caráter artístico do processo odontológico entrega uma experiência que tem como objetivo despertar sempre o seu melhor sorriso.

Veja como funciona a odontologia digital:   

*Coluna originalmente publicada na edição #246 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário