Simples, mas sofisticado! O contraste de sucesso do copo-de-leite
A beleza encantadora encontrada no copo-de-leite, também conhecido por lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro, é facilmente explicada pelo contraste hi-lo que a gente adora! A simplicidade da flor nativa branca, de textura sensível e aveludada, em formato de copo, contracena com as longas folhagens verdes e brilhantes, um super ornamento. As técnicas de reprodução desta flor trouxeram diferentes cores para a espécie, como o copo-de-leite amarelo, laranja, roxo, vermelho e rosa.
O toque de sofisticação, elegância e o formato exótico fazem o sucesso do copo-de-leite. Por ser uma flor de corte, é muito usada como ornamento em ambientes modernos, jardins decorativos, eventos, além de ser muito procurado para os buquês de noiva, pois carrega o significado da inocência, pureza e paz.
MAS, CUIDADO! Essa flor não é tão pura assim! Apesar de ser muito elegante, delicada e simbolizar a pureza, o copo-de-leite é uma planta inteiramente tóxica e, por isso, é fundamental mantê-la afastada de crianças e animais, e ainda evitar o manuseio sem proteção. Ao contrário de muitas plantas medicinais, o lírio-do-nilo pode causar problemas quando ingerido e em contato com mucosas. Se isso acontecer, procure um médico imediatamente.
Como cuidar do copo-de-leite?
Confira três dicas para uma bela e saudável plantação!
- A flor de origem africana pode florescer durante todo o ano, mas sempre será abundante nos meses mais frios;
- O plantio tanto para vasos, quanto para os jardins, é indicado em terra com muita matéria orgânica e úmida, nunca encharcada, pois dificulta o controle de doenças;
- A luz mais adequada para o copo-de-leite é a meia sombra, lembrando que se deve proteger os canteiros, vasos e jardins quando o sol estiver muito intenso.
Leia mais:
Lírio, da bíblia sagrada aos presentes apaixonados