A flor da Rainha na terra (de um dos) reis do futebol! Você conhece a estrelícia?
Ave do Paraíso ou Estrelícia? Tanto faz! Ambos os nomes podem ser usados para falar da flor que tem origem na África do Sul. E, assim como todas as flores, ela tem um nome científico para lá de especial: Strelitzia reginae. Ele foi dado em homenagem à rainha Carlota Sofia de Mecklemburgo-Strelitz, do Reino Unido, devido à paixão dela por botânica e pelas flores que recebia de seu marido.
A espécie também tem um significado especial. Ela representa a espiritualidade e a relação com o universo.
Você sabia? Existe vodka de tulipa!
O nome popular Ave do Paraíso vem de suas flores, compostas por quatro pétalas amarelas brilhantes e duas azuis. As pétalas azuis são a parte feminina da planta que, em formato de seta, apontam para frente, lembrando o formato de um belo pássaro com bico, asas e plumas. Ricas em néctar, as pétalas da estrelícia também costumam ser um atrativo aos beija-flores.
Visualizar esta foto no Instagram.
O cultivo da estrelícia deve ser feito preferencialmente em épocas mais quentes, já que a exposição ao sol é uma de suas necessidades. Por ser resistente ao vento, esta flor é uma ótima opção para decorar jardins e ambientes externos.
Seria a preferida de Cristiano Ronaldo?
A Ilha da Madeira, em Portugal, terra do jogador Cristiano Ronaldo, é um local paradisíaco que compõe o arquipélago da madeira, no sudoeste da costa portuguesa. Na ilha, a estrelícia é amplamente cultivada, sendo uma das preferidas pelos moradores e visitantes.
Além da riqueza em flores, que dá à ilha o título de jardim flutuante do Atlântico, a celebração da tradicional Festa da Flor vira atração principal durante a primavera com grandiosos desfiles pelas ruas.
Ousadia nos arranjos
Um arranjo com estrelícias dá um toque tropical à decoração, além de um visual natural que acompanha sua larga folhagem. Ele pode ter um resulto ousado quando combinado com outras flores e até mesmo frutas.
Leia mais:
Flor do pós-parto? Conheça o mito que envolve a Margarida!