CHÁ VERDE? SIM! Conheça a história e as propriedades da Camélia - TOPVIEW

CHÁ VERDE? SIM! Conheça a história e as propriedades da Camélia

A flor oriental está presente nos chás e é um marco abolicionista

Compartilhe

Muito mais do que uma bela flor, a camélia foi um marco, o símbolo da Confederação Abolicionista criada em 1883, no Rio de Janeiro. Essa flor identificava os participantes do movimento (escravos e protetores), que portavam no decote, no caso das mulheres, ou na lapela para os homens, um broto de camélia.

A princesa Isabel, que aderiu ao movimento com o passar do tempo, passou a ser vista com as flores no decote e, inclusive, mandou plantar camélias por todo o jardim do palácio imperial de Petrópolis. UAU!

 

Além de ser um símbolo histórico, a camélia possui significados diferentes para suas três variações de cores: as camélias cor de rosa significam grandeza de alma, as vermelhas representam o reconhecimento e as brancas referenciam a beleza perfeita. A tradição oriental tem essa flor como uma representação do romantismo entre os namorados, através do significado da estrutura da planta: pétalas e cálice sempre unidos (OWN!!), o que remete a persistência do amor.

As camélias são de origem asiática, encontradas na China, no Japão e nas florestas da Índia. Elas possuem diversas espécies, formas e tamanhos, além de uma folhagem que se mantém verde durante o ano todo. Esse tipo de planta não se adapta a temperaturas muito altas, prefere o frio e suporta até geadas, mas pode ocupar lugares com sol pleno ou à meia-sombra.

Sabe o chá verde que você toma?

SIM! Essa e outras variedades de chá, como o chá preto e o chá branco são feitos com as propriedades da espécie camellia sinensis e se modificam pelo modo como as flores são plantadas, colhidas e preparadas. Esses chás medicinais ajudam na diminuição do colesterol e prevenção de doenças cardíacas.

Para completar, o comércio de combustível feito com o óleo da semente das camélias movimenta milhões de dólares todos os anos.

Leia mais:
Boca-de-leão: dos casamentos ao tratamento de reumatismo. Saiba mais sobre essa flor!
Boca-de-leão: dos casamentos ao tratamento de reumatismo. Saiba mais sobre essa flor!

In this article

Join the Conversation