Celebrando o glamour no futebol americano: um olhar sobre o Troféu Vince Lombardi, da Tiffany & Co.
Enquanto os entusiastas de joias em todos os lugares do mundo sonham em desembrulhar a famosa Blue Box da Tiffany & Co., os competidores da NFL esperam um dia colocar as mãos em outra criação icônica da Tiffany: o Troféu Vince Lombardi. Surpreso? Bem, o joalheiro de luxo está no negócio de criar este emblema de conquistas atléticas – assim como quase todos os troféus de campeonatos esportivos importantes – por mais de um século e meio.
Concedido anualmente à equipe vencedora do Super Bowl, o Troféu Vince Lombardi é indiscutivelmente um dos símbolos de excelência esportiva mais reconhecidos do mundo.
Na oficina de utensílios ocos da Tiffany em Cumberland – Rhode Island, ouvires qualificados e fiandeiros de metal, moldam e esculpem meticulosamente o troféu de prata esterlina em uma bola de futebol requintada em tamanho real que fica no topo de uma escultura expandida de três lados. Desenhos delicados e detalhes intrincados também são cuidadosamente inseridos no metal precioso, criando um toque elegante que reproduz maravilhosamente a bola em tamanho regulamentar.
Confira algumas curiosidades por trás do glamuroso troféu:
- Com 56 cm de altura e cerca de 3kg o troféu é inteiramente confeccionado em prata esterlina;
- São necessários aproximadamente 4 meses para criar e processar o troféu Vince Lombardi;
- É preciso uma temperatura de mais de 530 graus celsius para derreter a prata e iniciar o processo de molde;
- Quatro técnicas de ourivesaria são usadas na criação do troféu: Solda manual, fiação, perseguição e polimento do metal;
- Oscar Ridener, um ex-vice-presidente da Tiffany & Co., esboçou uma versão inicial do prêmio em um guardanapo durante uma reunião com a NFL em 1966;
- 1967 foi o ano em que o primeiro troféu Vince Lombardi foi entregue;
- O troféu foi batizado Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao técnico do Green Bay Packers;
- O Super Bowl conta com 55 troféus premiados até o momento;
- Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LV.