Botanique Hotel e SPA: o luxo com razão de ser caracteriza o pós-luxo!
A minha personalidade escolhida para a edição especial de novembro foi Fernanda Semler, a idealizadora do conceito pós-luxo aplicado ao Botanique Hotel & Spa. Lá, fui convidado a me hospedar para viver a autenticidade local – um dos itens destacados por ela em seu processo de certificação Après-Luxe.
Então, ao conversar com a própria Fernanda, notei que os itens listados por ela e aplicados no Botanique são também facilmente reconhecidos em seus outros projetos, onde participa como conselheira – como na escola Lumiar -, ou acelerando para que efetivamente se realizem, como no Botanique Community, próximo passo do projeto visionário de Fernanda.
Mas e o hotel em si, o que tem de especial e experiências?
É interessante significar a palavra experiência, que são memórias criadas somadas às emoções. Sem esses dois fatores não há como existir experiências, que tanto se fala no mercado de luxo atual.
A começar pelo refúgio e silêncio que se sente, e não só ouve, no meio da natureza. São apenas 17 acomodações e absolutamente tudo que se utiliza no hotel é local, incentivando o locavorismo. Assim, o destaque para a mão de obra, com um turnover baixíssimo desde sua inauguração, sucesso que a própria Fernanda relata ser devido ao job rotation que é proporcionado aos funcionários de todas as áreas do Hotel SPA.
Eles aprendem a estender uma cama, servir um bom café, proporcionar pequenas surpresas aos hóspedes e, ao mesmo tempo, deixa-los livres e sem que percebam a presença de todo serviço ao redor, fazendo com que o momento dentro do Hotel seja inesquecível aos pequenos detalhes. Algo que me chamou atenção foi que, ao tempo de entrar e sair do quarto, sempre ao voltar, um pequeno mimo era proporcionado, como doces locais, cafés em cápsulas e da região, água fresca para acabar com a sede e se hidratar, ambiente perfumado e luzes acessas diante do período do dia, para maior conforto visual.
“Experiência é o que fica registrado na memória do coração. O Botanique me proporcionou uma experiência completa de sensações: emoção, paladar, visão, sensação, cultura, conhecimento… Foi um dia intenso, que valeu por muitos! Eu vivi desde a experiência similiar a de estar flutuando no mar Morto até a mistura de sabores e texturas da gastronomia rica de produtores brasileiros. E como tudo me fez sentir e tem sentido (propósito), voltei com tudo registrado e eternizado no meu coração! Experiência única, enriquecedora e inesquecível, pessoal e profissionalmente!”, destaca a brand manager Larissa Mokarzel.
O café da manhã é servido no próprio quarto e na noite anterior é oferecido uma lista para que o hóspede possa selecionar o que gostaria de comer no outro dia. A lista é deixada do lado de fora do quarto e no horário também marcado o café é servido no quarto, absolutamente fresco e preparado na hora.
O almoço e jantar são feitos no restaurante do Botanique Hotel SPA – o Mina, preparados pelo Chef Gabriel Broide. Assim, como os ingredientes são de produtores locais, o menu varia diante da sazonalidade dos itens, proporcionando diferentes momentos a cada ida ao hotel em diferentes épocas do ano, sempre embelezados pela vista maravilhosa da serra.
E os tratamentos do SPA?
Absolutamente únicos! Nós, em particular, pudemos aproveitar a piscina com água isotônica e bolhas de ar, a imersão na banheira que simula a água do mar Morto, com mais de 700kg de sal marinho trazidos diretamente de lá – uma sensação única, pois você literalmente flutua na água e chega a dormir de tão calmo. Depois fomos para uma massagem relaxante. Além disso, também há uma sauna que, de tempos em tempos, simula uma chuva da Mata Atlântica, com água gelada na temperatura real da chuva, tratamentos e terapias com assinatura verdadeiramente incomparável e patenteadas com base exclusivamente na biodiversidade, história e cultura do Brasil. Imagine só?
Uma verdadeira invenção do pós-luxo com obsessão aos detalhes e real valor aos itens por aquilo que eles valem. Reflexão que dialoga entre o presente e futuro das coisas e do que realmente é de verdade para nós, consumidores e seres humanos.
Um destaque é o ato ou efeito de destacar alguma coisa, e destacar, pensado como um verbo transitivo direto, representa enviar, expedir ou fazer partir, segundo nosso dicionário. O que significa poder trazer como personalidade em destaque, esta pessoa e projetos que têm feito partir um novo significado do luxo, ao menos do que conhecíamos até então, para um movimento sem fim e volta. Além disso, proporciona o aprendizado em experiências únicas, valiosas e emocionais entre os tempos, e já enviando recado aos novos comportamentos que regem um mundo mais consciente e autêntico. Fernanda, você é nossa inspiração!
Conheça mais sobre o Botanique Hotel e SPA.