SELF

BLACK LIVES MATTER: Como ser ativamente antirracista?

A TOPVIEW reuniu dicas de filmes, séries, livros e documentários para você se informar sobre o assunto

Diante dos recentes acontecimentos racistas que a sociedade está presenciando, é importante manter-se bem informado e procurar entender quais são os melhores passos a serem tomados para que as práticas racistas diminuam.

Angela Davis, autora e ativista dos direitos da pessoa negra, aponta: “Não basta não ser racista, precisamos ser antirracista”. Por isso, a TOPVIEW reuniu dicas de filmes, séries, livros e documentários para você se informar sobre o assunto e ser ativamente antirracista. Confira:

Filmes e séries

American Son: dirigido por Kenny Leon, conta a história de um casal separado que se encontra em uma estação policial na Florida para procurar seu filho desaparecido. Este filme está disponível na Netflix.

Olhos que Condenam: disponível na Netflix, a série é divida em quatro episódios e conta a história de quatro adolescentes que foram acusados de estuprar uma mulher em Nova York, em 1995. Baseada em fatos reais, a obra é dirigida por Ava DuVernay. 

Documentário

13th: disponível na Netflix e dirigido por Ava DuVernay, o documentário retrata a história da desigualdade racial nos Estados Unidos, focando no fato que as prisões do país estão desproporcionalmente cheias de negros.

Livros

Pequeno Manual Antirracista: a filósofa e ativista brasileira Djamila Ribeiro apresenta, no livro, onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. 

Coleção Feminismos Plurais: coordneada por Djamila Ribeiro, a coleção Feminismos Plurais visa abordar, em pequenos livros, diversos aspectos e perspectivas dos feminismos, tendo como pilar principal mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos.

Deixe um comentário