UAU! Conheça o Bastão-do-imperador, flor que decorava eventos presidenciais - TOPVIEW

UAU! Conheça o Bastão-do-imperador, flor que decorava eventos presidenciais

Para uma flor tão imponente como o bastão-do-imperador, um nome é pouco! Conhecida também como flor-da-redenção, flor-de-cera e gengibre-tocha, ela chama atenção por sua longa haste, além das...

570 0
Compartilhe

Para uma flor tão imponente como o bastão-do-imperador, um nome é pouco! Conhecida também como flor-da-redenção, flor-de-cera e gengibre-tocha, ela chama atenção por sua longa haste, além das grandes e majestosas folhas com variedade de tons.

O bastão-do-imperador é uma flor nobre, chegou a ser solicitada no edital n°6/2018 publicado pela presidência da república no início de 2018. O edital previa gastos com manutenção e decoração do Palácio do Planalto, das residências oficiais e de eventos com a presença do então presidente Michel Temer e outras autoridades. Se houvesse a necessidade de arranjos ou buquês de flores, o bastão-do-imperador tinha preferência? É muito poder, né?

Veja mais: a boca-de-leão é uma velha conhecida dos casamentos 

Mesmo com tantas formas de ser chamada, o nome bastão-do-imperador se popularizou devido à haste que sai do chão e não dos galhos, como nas outras flores, e pode atingir cerca de 3 metros de altura.

As robustas flores devem ser colhidas com uma haste de no mínimo 60cm de altura. Portanto, acaba sendo utilizada para compor decorações de interiores e jardins contemporâneos.

É de comer?

Esta flor é um tipo de gengibre e, além de ornamental, suas folhas e brotos são utilizados em alguns pratos da culinária tailandesa. Servida fatiada e crua, a flor atribui ao prato um sabor picante.

Decoração exuberante

O bastão-do-imperador é a flor ideal quando se busca elegância – o próprio nome já demonstra a realeza dessa exótica flor. Além de ter longa duração após sua colheita, pelo seu tamanho, ela pode ser utilizada isoladamente ou em grupo, atribuindo um aspecto tropical à decoração.

         

Neste Artigo

Converse com a Gente