Aulas online: aprender a aprender nesse momento de pandemia - TOPVIEW

Aulas online: aprender a aprender nesse momento de pandemia

As aulas online mudaram a rotina de todos: pais, professores e estudantes

Compartilhe

Uma grande preocupação para as famílias durante o isolamento social tem sido a educação dos filhos. As aulas online mudaram a rotina de todos: pais, professores e estudantes! E como a situação não deve normalizar tão cedo, é preciso se adaptar da melhor maneira possível.

Segundo Sabrina Gelhorn, psicopedagoga, psicóloga e coordenadora da @clinicaparceria, é normal as crianças terem mais dificuldade no aprendizado das aulas online: “Isso porque é uma experiência diferente da que elas
estão acostumadas e demanda mais atenção, numa ferramenta que é o computador, sem o contato direto com o professor”.

Dessa forma, os pais assumem nesse momento um papel de parceiros dos professores, responsáveis para que a rotina aconteça da forma mais harmoniosa possível. “Mesmo sem paciência, se organizarem uma rotina em conjunto com o próprio filho, poderão gerar mais autonomia. Não é papel dos pais saberem a matéria, mas orientarem a buscar a informação nos canais disponíveis: como colegas, escola, psicopedagogos, livros ou o próprio computador”, complementa.

Existem profissionais especialistas em levar ao autoconhecimento, apoiando na descoberta de como podemos utilizar as ferramentas necessárias, para tornar o aprendizado mais produtivo, “leve” e principalmente do nosso jeito. “A psicopedagoga é a profissional que cria condições e orienta o passo a passo de como esse processo
pode ser descoberto. Nesse momento de pandemia e reclusão, onde temos que nos reinventar, precisamos prestar atenção na nossa rotina, organização e valorizar nosso potencial”, explica.

Quantas vezes tentamos aprender algo, nos esforçamos ao máximo e no final percebemos e temos a impressão que “perdemos tempo” e não tivemos sucesso? Isso acontece porque cada um de nós tem o “nosso” jeito de aprender, de fixar e entender o que está sendo explicado ou estudado, e conhecendo o nosso jeito, conseguimos
utilizar de forma proveitosa conquistando para nossa aprendizagem mais resultado.

“A maior conquista é quando olhamos para nós mesmos, e valorizamos o nosso progresso e dedicação dia a dia sempre tendo como comparação nós mesmos e não os nossos “vizinhos”. Dessa forma respeitamos nossa essência e nosso jeito de ser. Todos somos capazes de aprender, mesmo que você ache ou falem ao contrário,
nossa autoestima e a esperança de dias melhores são ingredientes importantes para essa caminhada”, afirma Sabrina.

Uma dica para o primeiro passo: “Escreva tudo que deseja realizar durante o dia (tanto tarefas obrigatórias quanto opcionais de lazer). Tente elaborar horários para tudo. Experimente o que elaborou. No dia seguinte, refaça com as alterações necessárias, até descobrir a sua melhor rotina.

Dica da Semana

Devido à pandemia, a Semana do Meio Ambiente 2020 da Prefeitura de Curitiba será virtual! Na agenda, um tour virtual pelo Zoológico de Curitiba com curiosidades, na sexta-feira, dia 5, às 14h. E uma live para adoção de pets, dia 6, às 10h, ambos no Facebook da Prefeitura de Curitiba.

Sobre a colunista

Eu sou a Danielle Sommer, jornalista, autora de livros infantis e mãe do David, 7 anos, e da Amanda, 5 anos. Aqui vamos conversar um pouquinho sobre esse universo corrido e apaixonante que entramos quando somos promovidos a mães e pais! Ah! O conteúdo é liberado também para avós, tios, dindos e quem mais quiser trocar dicas conosco. Aqui você vai ler roteiros, desabafos e entrevistas. Quer falar comigo danisommer@gmail.com. Aproveite para curtir no Facebook e no Instagram.

Danielle Sommer.
In this article

Join the Conversation