Apesar da ansiedade predominante, a Região Sul é a que se mantém mais positiva no País, aponta pesquisa
Vivemos em um país continental, com diversidade cultural exuberante. Em um momento em que a arte é um refúgio contra a realidade, como as regiões têm se comportado? Segundo pesquisa da Deezer, com a participação de 2.000 brasileiros, as diferenças têm se estendido também para as mudanças comportamentais que estão ocorrendo devido ao período de isolamento.
No País, é a ansiedade que vem predominando. Em todas as regiões, o sentimento soma mais de um terço das respostas em relação às demais opções listadas. Entre os participantes do Sul, 41,9% afirmaram estar ansiosos, ficando atrás apenas do Sudeste, que contou com 42,3% dos votos neste sentimento. No entanto, os sulistas ganham no pódio dos mais positivos, com 15,9% das respostas.
Para driblar a ansiedade, 62% dos participantes da Região Sul relatam buscar por conteúdos que os ajudem a se manter positivos, como músicas motivacionais e podcasts de auto-ajuda. Para 94,22%, ouvir música é algo que os ajudam a sentir melhores durante os dias de isolamento e os hits que mais colaboram para a positividade são os deste ano (62,82%).
Os moradores do Sul também têm aproveitado este período para conhecer coisas novas: 45,5% dos participantes afirmaram ter começado a ouvir audiobooks pela primeira vez durante a quarentena. O mesmo vale para podcasts, que passaram a ser ouvidos por 41,1% dos respondentes.
No entanto, esses formatos de áudio são utilizados para diferentes objetivos. A música ajuda a melhorar o humor de 81,9% participantes, já os audiobooks ajudam na distração de 25,6%. Em relação ao rádio, as respostas quase empataram: enquanto para 36,4% o objetivo também é se distrair, para 37,5% ajuda a melhorar o humor. Mas, em se tratando de podcasts, as respostas realmente empataram: processar as emoções e se distrair tiveram 29,4% das respostas.
Para apoiar os brasileiros nesse período, a Deezer oferece três meses grátis para novos usuários dos planos Premium, Student e Family. Confira aqui.
*A pesquisa foi realizada em abril de 2020, com 11.000 pessoas no Brasil, França, Alemanha, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, EUA e Reino Unido.