Conheça 4 exemplos bem-sucedidos de agricultura sustentável no Paraná
Em um contexto de mudanças climáticas, aumento da demanda global por alimentos e aumento de seus preços, a atenção se volta para (re) pensar a agricultura. E, para assegurar que os recursos naturais continuem disponíveis e todos saiam ganhando, uma prática vem obtendo cada vez mais espaço no campo: a agricultura sustentável.
O conceito de agricultura sustentável consiste em manter uma produção que respeite o meio ambiente, seja justa do ponto de vista social e, claro, também se mantenha economicamente viável. Para isso, existem várias técnicas que podem e vêm sendo adotadas por produtores brasileiros, como a agricultura orgânica – sem uso de agrotóxicos –, sistemas de captação da água da chuva para irrigação, substituição de adubos químicos por naturais e o sistema de plantio direto, que preserva a capacidade produtiva do solo.
No Paraná, existem programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Agricultura nesse sentido, aliados a iniciativas de outros órgãos e dos próprios produtores rurais. Confira a seguir quatro exemplos bem-sucedidos de agricultura sustentável no estado.
A agricultura sustentável consiste na produção que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e mantém-se economicamente viável.
Fazenda Rio do Pedro
A propriedade de 1.385 hectares, que fica em Santa Maria do Oeste, na região Oeste, venceu no final de 2017 o Prêmio Fazenda Sustentável, superando outros 46 produtores de todo o Brasil. O prêmio foi conquistado graças à integração de três atividades – agricultura, pecuária e floresta – e um sistema de rotação de culturas em que um cultivo nunca se repete na mesma área. O resultado foram produções de soja e milho que superam em mais que o dobro a média nacional.
Fazenda Frankanna
Do município de Carambeí, nos Campos Gerais, vem um trabalho que se tornou referência no manejo integrado de pragas, técnica que busca manter o ecossistema da soja o mais próximo possível do equilíbrio. Esse manejo colabora com a sustentabilidade da lavoura e a preservação do meio ambiente a longo prazo, reduzindo em até 50% o uso de inseticidas, substituindo-o pelo controle biológico.
Tomatec
O Tomate em Cultivo Sustentável é um programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que está presente em 15 municípios paranaenses. Por meio de técnicas como plantio direto, rotação de culturas, plantio em nível e fertirrigação por gotejamento, garante um tomate limpo, resistente e de melhor qualidade. Mais saudável para o consumidor, também garante ao agricultor um preço melhor pelo produto.
Fazenda Iguaçu
Em Céu Azul, também na região Oeste, a Fazenda Iguaçu possui um sistema que aproveita os dejetos animais para produzir biogás e transformá-lo em energia elétrica. Uma das maiores produtoras de leite da região, a fazenda tem 80% da energia utilizada gerada pelo sistema. No município de Entre Rios do Oeste, um projeto de biogás desenvolvido pela Copel vai interligar 19 propriedades utilizando a mesma tecnologia.
*Matéria escrita por Anderson Gonçalves para a edição 220 da TOPVIEW.