A importância de se manter positivo durante a pandemia
Com diversos motivos para ser estimulada, a negatividade é algo presente na vida de muitas pessoas, podendo aflorar doenças como depressão e ansiedade. Com o número de casos de coronavírus crescendo cada dia mais, muitas vezes é difícil não ter uma visão pessimista da situação, o que torna a quarentena ainda mais complicada.
Segundo Samantha Nobre, psicóloga do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, pensar positivo é um fator de proteção que deveria se tornar um hábito não só na quarentena, mas diariamente. “Ser otimista nada mais é do que focar no lado bom das coisas, ao invés dos problemas. Se a chance de algo dar certo e errado é a mesma porcentagem, então porque não pensar na possibilidade de dar certo? Precisamos criar essa habilidade no dia-a-dia”, pontua.
Tiago Lopes, turismólogo e youtuber, que não só apoia essa técnica, como a aplica de forma constante em sua vida, entende que durante a quarentena, o processo de manter o pensamento positivo pode ser muito mais difícil devido a quantidade de notícias negativas. Porém, levando em consideração suas experiências, é importante, mesmo neste cenário, treinar sua mente para ser otimista. “Primeiro, é preciso detectar quais pensamentos te fazem mal e quais te fazem bem. Isso é algo que você vai compreender com o tempo e observando suas reações. Qualquer pensamento que te faça se sentir derrotado e ansioso, é algo que pode ser considerado prejudicial e pode ser melhorado”, explica Tiago. Mas Samantha Nobre ressalta: “isso não quer dizer que não se deve olhar a realidade e/ou ignorar as emoções negativas, mas que o sentimento de alegria ao longo prazo leva as pessoas a superar os problemas e as emoções negativas”, explica
Neste primeiro momento, uma dica é relembrar que vivemos uma situação passageira, mesmo que difícil. São medidas de precaução temporárias que devem ter tomadas para que, no futuro, seja possível voltar a nossa normalidade. “Tudo o que você foca sua atenção, fica mais presente em sua vida, então é importante que foque em coisas que te trazem felicidade, ou seja no lado bom da vida”, enfatiza a especialista. Levando isso em consideração tem-se o segundo processo de treinamento da mente: a reformulação dos pensamentos. Neste ponto, é necessário pegar a negatividade e, de alguma forma, enxergar o positivo naquela situação. Segundo Tiago, que já viveu essa etapa, a renovação detém de um trabalho árduo e constante. “Trabalhar a mente é como trabalhar o músculo: você precisa ir na academia todos os dias para seu músculo ficar forte. A mente é igual, é um trabalho diário que precisa acontecer com disciplina”, esclarece Lopes.
De acordo com a psicóloga Samantha Nobre, focar em coisas pessoais e seguir com metas e rotinas pode ser algo que irá te ajudar a manter o foco. “Faça coisas que te deixam alegre e feliz, como ouvir música, dançar, arrumar sua casa, brincar com os filhos e o cachorro. Quanto mais fortalecer esse campo, ele se torna mais presente em sua vida e o negativo terá menos espaço para se instalar”, explica. Isso foi exatamente o que Tiago Lopes fez e que trouxe diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional. “Depois que eu sintonizei a positividade e aprendi a desconectar da negatividade, eu comecei a perceber que eu me sentia mais feliz e que aquela dor e ansiedade pesada que eu tinha, tinha passado. Isso me fez correr mais atrás de meus sonhos, por isso, em meus vídeos, sempre busco trazer esse conteúdo”, conta o youtuber, que tem como slogan “o mundo de forma positiva”.
Esse método, apesar de ser desafiador, é eficaz para o cotidiano, mas também é benéfico para aumentar a qualidade de vida. É bom lembrar que pensar positivo não anula a necessidade de um acompanhamento psicológico em casos como depressão e ansiedade severas. “É uma busca pessoal de cada um fazer isso. Eu lido com isso de forma muito fácil hoje, mas não foi sempre assim. No começo era algo que eu me sentia forçado a fazer e aprender. Tudo que você precisa aprender de novo, pode ser cansativo em certas fases. O que difere isso é a persistência”, conclui Tiago Lopes.