SELF

A fidelidade solidária na doação de sangue

Para essa edição, entrevistei o diretor técnico e operacional e a coordenadora de enfermagem do Hemobanco para entender melhor o processo de doação de sangue - ato que pode salvar vidas!

O Hemobanco, local de referência na doação de sangue dentro da capital paranaense, existe desde 1972 e atende a grande maioria dos hospitais de Curitiba. Os serviços ofertados pelo banco de sangue são diversos: cadastro de doador voluntário de medula óssea, atendimento ambulatorial, coleta de plaquetas aférese e, claro, a doação de sangue propriamente dita. 

E é nesse último serviço citado que se encontra a fidelidade solidária. De acordo com Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida, diretor técnico e operacional do Hemobanco, as pessoas descobrem a importância de doar sangue e tornam isso um ato frequente: “nós trabalhamos desde sempre educando a população sobre a necessidade de doar. Com o tempo e por conta de nosso atendimento, nós conseguimos fazer com que grande parte dos doadores retornassem”. 

Para fazer com que o doador se fidelize e ajude cada vez mais pessoas, o Hemobanco trabalha para atender sempre da melhor maneira. Um dos projetos que tem peso nessa empreitada é o Árvore da Vida.

(Foto: Divulgação)

“Esse projeto foi fundado em 2003 e o objetivo dele é  realmente fidelizar as pessoas e fazer com que elas doem constantemente para nossa instituição. No início, nós tínhamos 46 participantes. Ao longo dos anos, esses doadores só foram aumentando. No ano de 2020, tínhamos um total de 505 participantes”, afirma Márcia Biernaski Boaron, coordenadora de enfermagem do Hemobanco. 

Em novembro, quando se comemora o Dia Internacional da Doação de Sangue, os nomes dessas pessoas são expostos em uma árvore no hall de entrada do banco, fazendo com que a boa ação delas fique em destaque. 

Paulo e Márcia afirmam que a fidelidade dos doadores é o que faz a diferença – nos últimos 10 anos, não faltou sangue para os hospitais que o Hemobanco atende. E quando perguntam para os fidelizados o porquê da volta, a resposta é única: a vontade de ajudar o próximo.

“Nós realmente vemos que o povo, principalmente o povo curitibano, tem a cultura de ajudar os demais, e faz isso pelo processo de doação”, pontua Márcia. 

A fidelização solidária é fundamental para o desenvolvimento do banco. Não deixe de doar sangue e fazer parte dessa corrente!

(Foto: Hemobanco)

Serviço
Hemobanco
Onde: Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho, Curitiba – PR
Contato: (41) 3023-5545

*Coluna originalmente publicada na edição 249 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário