SELF

4 iniciativas LGBTQIA+ para você apoiar em Curitiba (PR)

Conheça quatro iniciativas de apoio e acolhimento no Dia Internacional contra a LGBTfobia

Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional contra a LGBTfobia. A data simbólica remete ao dia que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças – em 1990. De lá para cá, 31 anos se passaram, mas o Brasil continua sendo um dos países mais violentos para pessoas LGBTs. De acordo com o Trans Murder Monitoring (“Observatório de Assassinatos Trans”), o país é líder no assassinato de pessoas transgêneras e travestis em todo o mundo. 

VEJA TAMBÉM: 8 livros para ler no Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia

O momento se faz indispensável para discutir políticas públicas e iniciativas que acolham a comunidade LGBTQIA+ na sociedade. Como a missão é urgente, nós selecionamos quatro grupos e projetos, em Curitiba (PR), que estão trabalhando em prol da causa e que podem te ajudar ou que você pode ajudar a propagar!

Conheça alguns deles:

Voluntários Arco-íris

A organização Voluntários Arco-íris é uma organização LGBT+ de Curitiba que pretende construir o empoderamento da comunidade através do apoio mútuo e voluntário. A instituição oferece rodas de conversa sobre as temáticas, organiza eventos em prol da causa e arrecada alimentos e produtos de higiene. Entre os projetos de destaque está a Ceia de Natal LGBTI+ para aproximadamente 250 pessoas, o Programa de Apoio Emergencial Covid-19, com arrecadação de mantimentos e apoio psicológico e jurídico durante a pandemia, e o Programa de Doações, com doadores contínuos. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Voluntários Arco-Íris (@voluntariosarcoiris)

Grupo Dignidade

O Grupo Dignidade foi fundado em 1992, em Curitiba, e é o primeiro grupo organizado no Paraná a atuar na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais. A instituição também foi a primeira LGBTQI+ reconhecida como Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 1997. O Grupo atua em campanhas para o combate ao preconceito, em ações educacionais, orientação jurídica, atendimento psicológico e de serviço social. Para contribuir com as ações do grupo, é possível ser um doador, voluntário ou filiado através do site

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Grupo Dignidade (@grupodignidade)

Coletivo Cássia

O Coletivo Cássia é um grupo interseccional que surgiu no Dia da Visibilidade Lésbica, em 2017. O grupo tem a intenção de promover representatividade, visibilidade, saúde e direitos, criando espaços de voz e acolhimento para mulheres lésbicas e bissexuais. Para estabelecer espaços de compreensão e proteção, o coletivo promove eventos com debates e divulgações artísticas e culturais, grupos de estudos, palestras, esportes em grupo, escuta terapêutica e outras ações. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Coletivo Cássia (@coletivocassia)

Transgrupo Marcela Prado

O Transgrupo Marcela Prado foi constituído em outubro de 2004 e faz homenagem a ativista pelos direitos humanos, Marcela Prado. A organização não governamental tem o objetivo de promover a cidadania, a saúde, educação, segurança pública, cultura, a promoção e defesa dos direitos dos (as) travestis e transexuais no Brasil. Através de ações, o grupo visa combater os estigmas socialmente construídos sobre o tema e construir paradigmas que realmente representem a realidade destas pessoas. O TMP possui comprometimento com a causa de travestis e transexuais vivendo com HIV no Paraná. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Transgrupo Marcela Prado (@transgrupo)

Deixe um comentário