PRêMIO PERSONALIDADES TOPVIEW 2023

PPT 2023: Esportista do Ano

Eles correm, remam, nadam, pulam, dão o seu máximo nas suas modalidades e representam o Brasil e o Paraná no mundo. Conheça o Esportista do Ano do PPT 2023

A prática esportiva é uma cultura que deveria ser adotada por todos, pois exerce uma influência direta na formação de caráter das pessoas e na melhoria da qualidade de vida. Além dos benefícios para a saúde, o esporte é uma forma de criar e fortalecer laços, pois sua essência é democrática e possui um poder socializador significativo. Os representantes nesta categoria são bons exemplos de como o esporte beneficia a vida em um todo. Confira os nomes dos esportistas que foram os maiores destaques nesta terceira edição do PPT:

Bárbara Domingos é uma grande promessa da ginástica rítmica individual para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. A curitibana de 23 anos começou a carreira bem cedo, aos seis anos de idade, após uma rápida passagem pela ginástica artística. Em 2018, foi medalhista de prata geral dos Jogos Sul-americanos, e isso já indicava a evolução que viria no ano seguinte. Em 2019, participou do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, onde alcançou o feito de ficar em 31º lugar, a melhor colocação de uma ginasta brasileira individual em um Campeonato Mundial da modalidade. Em 2021, no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, foi novamente medalha de prata. Este ano, na etapa da Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária, chegou à final do individual e conquistou a inédita medalha de bronze, sendo a primeira atleta da América Latina a subir ao pódio neste tipo de torneio. Também no primeiro semestre de 2023, ela fez bonito novamente. Conquistou o ouro na fita no Grand Prix de Thiais, na França e garantiu a primeira medalha do Brasil em um GP da modalidade. A nossa ginasta começa essa segunda metade do ciclo para Paris 2024 com tudo, mostrando que tem chances de brigar pela tão sonhada vaga olímpica — e quem sabe, por uma inédita medalha. Vai, Babi!

Em 2007, Raphael dos Santos enfrentou uma situação de vida ou morte ao ser atingido por disparos de arma de fogo, por engano, enquanto era confundido com um segurança. Os médicos, no hospital, deram poucas esperanças de sobrevivência, mas ele mostrou uma determinação incansável e conseguiu superar todas as adversidades. No anos de 2013, Raphael, mesmo com apenas metade dos movimentos em sua perna esquerda, descobriu a paracanoagem e decidiu se juntar ao Clube de Regatas Curitiba, à Confederação Brasileira de Canoagem e à Federação Paranaense de Canoagem. Desde então, sua vida é dedicada a um intenso treinamento diário no Parque Náutico do Iguaçu, localizado na região de Curitiba. Recentemente, esse atleta inspirador conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Canoagem Paralímpica nas categorias de maratona. Atualmente, ele está se preparando para representar o Brasil no Mundial de Vejen, na Dinamarca, que acontecerá em agosto deste ano.

O jovem atacante de apenas 18 anos, é uma promessa do futebol brasileiro que está brilhando nos gramados. Vitor Roque se tornou um dos grandes destaques do Athletico Paranaense, com seu passe estimado em 18 milhões de euros. Nascido em Timóteo, Minas Gerais,  iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro, mas logo se transferiu para o Furacão assim que alcançou a profissionalização em maio de 2021, aos 17 anos. A negociação envolveu um valor de R$ 24 milhões. Na Copa Libertadores de 2022, Vitor foi um dos melhores jogadores da competição e tornou-se o atleta mais jovem a marcar um gol pelo Athletico no torneio, no qual o time chegou à final e conquistou o vice-campeonato. Este ano, o talentoso jovem fez história mais uma vez ao se tornar o jogador mais jovem a entrar em campo pela Seleção Brasileira desde a estreia de Ronaldo Fenômeno em 1994.

Citados pelos jurados

Adonai Armstrong; Alexandre Padilha Ferreira; André Freitas; Augusto Farfus; Aurélio Alfieri; Bento Matheus Krepski; Cris Cyborg; Daniel Oliveira; Eduardo Lass; Felipe Drugovich; Fernandinho; Flávio Reitz; Gabriel Sidney; Guilherme Khury; Guilherme Manochio; Guilherme Valentini; Gustavo Borges; Gustavo Giacometti; Hoon Shin; Irwing King Kong; Joel Kriger; Jorge Castilho; kaká Magno; Laryssa Fernanda Frois; Laura Soken; Marcela Vita; Nicão; Pablo Teixeira; Paola Carrijo; Pedro Muffato; Pedro Toccafondo; Renatinha; Ricardo Zonta; Rogério Tavares; Ronan Cordeiro e Tcheco.

Veja também: PPT 2023: Personalidade do Ano

Deixe um comentário