PRêMIO MAIS SAúDE TOPVIEW 2024

Prêmio Mais Saúde 2024 | Homenageado do ano: Miguel Carlos Riella

Presidente da Fundação Pró-Renal, o nefrologista Miguel Carlos Riella se tornou referência no trabalho com o paciente renal

Por: Danielle Blaskievicz

Com 78 anos e uma trajetória de quase seis décadas na nefrologia, Miguel Carlos Riella é o que se pode classificar como um “desbravador” na área de saúde.

O profissional é professor emérito na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. (Foto: arquivo pessoal)

Presidente da Fundação Pró-Renal Brasil, com sede em Curitiba, professor emérito da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, o médico acompanhou de perto as primeiras novidades na área e participou ativamente das conquistas da especialidade ao longo dos anos.

Em 1968, quando concluiu a graduação em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a nefrologia ainda estava sendo formatada – e procedimentos como a diálise, o transplante renal e o equilíbrio hidroeletrolítico eram novidades, assim como a nutrição enteral e parenteral – áreas nas quais também se envolveu.

O médico relembra que, antes de 1970, os soros destinados aos pacientes que precisavam de nutrição por sonda se limitavam à água e sal ou água e açúcar. “Nessa época, eu estava fazendo especialização nos Estados Unidos. Diante de tantos avanços, decidi voltar ao Brasil”, referindo-se à residência médica no Elmhurst General Hospital, afiliado ao Mount Sinai Hospital, em Nova York, e à pós-graduação em Nefrologia como renal research fellow na Universidade de Washington, em Seattle, onde permaneceu até o final de 1975.

Idealizador da Pró-Renal – organização beneficente fundada em 1984, em Curitiba, e que hoje é referência pela excelência dos serviços prestados –, Riella é ainda editor-chefe do Brazilian Journal of Nephrology (BJN), membro da Academia Nacional e Paranaense de Medicina, autor do livro Nefrologia e Princípios Hidroeletrolíticos (1980), que já está indo para a sétima edição e até hoje é fonte de estudos das novas gerações de médicos.

Miguel Carlos Riella é o idealizador da Fundação Pró-Renal. (Foto: divulgação)

Entre 1995 e 1997, foi presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e já publicou mais de 300 artigos em revistas científicas.

Riella, que saiu da casa dos pais, em Blumenau (SC), aos 16 anos, para estudar Medicina na “cidade grande” sem saber ao certo o que encontraria pela frente, afirma se orgulhar da sua trajetória. “Mantenho o consultório ativo, continuo à frente da Pró-Renal, que se tornou uma referência mundial nesse tipo de tratamento, e meu livro é usado ainda hoje nas escolas de Medicina no Brasil”, elenca.

O brilho nos olhos, no entanto, sobressai quando ele fala da família e da parceria com a esposa, Maria Helena, com quem está casado há mais de 40 anos. Seus filhos, Leonardo e Cristian Vidal Riella, seguiram os passos do pai na nefrologia e, hoje, são professores da Universidade de Harvard, em Boston. Leonardo é chefe do transplante de rim no Massachusetts General Hospital e Cristian trabalha com genética no Beth Israel Hospital, duas instituições de saúde afiliadas à Harvard. 

*Matéria originalmente publicada na edição #285 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário