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Qual o valor do casamento? Entenda o PIB descolado dessa ocasião

O valor do casamento é muito maior se comparado a eventos comuns. O caráter único dessa ocasião confere um valor a mais a ser explorado pelos fornecedores

Qual o valor do casamento, o dia mais importante da sua vida?

O casamento, pela natureza da sua simbologia, já nasce como uma ocasião única. E tudo o que é único, sob o ponto de vista do marketing, tem um valor a mais. Esse é o ponto de partida para justificar o título deste texto.

Dizem que o ser humano é um ser racional. Mentira. Porque boa parte do que acontece no cérebro é emocional e não cognitivo.

Somos motivados portanto, em tudo o que fazemos, pela busca de emoções e experiências que fazem a vida ter sentido.

Tais experiências descarregam em nosso corpo neurotransmissores como dopamina, adrenalina e endorfina, que nos fazem sentir bem. O casamento é uma enorme chance de produzirmos essas sensações. Mas para as atingirmos, vamos atrás de nossos pequenos deleites.

É aí que entra o enorme potencial do marketing nessa indústria: Do terno e vestido à escolha do local e da decoração, dos pratos e doces à escolha de quais serão as bebidas.

Cada pequeno fragmento do casamento é uma oportunidade para se agregar valor, pois os noivos estão dispostos a pagar o valor do casamento e tornar aquele dia especial, se sentindo especiais pela festa que fizeram.

Para analisarmos esse fenômeno por meio da economia, vamos lembrar que, no dia a dia, tomamos decisões financeiras muito ligadas ao nosso aspecto primitivo de proteção e prevenção.

“Não vou gastar aqui, pois pode me faltar mais para frente e preciso estar protegido caso algo aconteça”.

No momento de preparação para o casamento, desligamos essa chave no cérebro para ativar outra, ligada ao sentimento de pertencimento e merecimento.

O valor do casamento e o PIB Descolado

O valor do casamento nessa hora fica distorcido pelo valor que as coisas têm para nós e isso gera o que chamo de um “PIB descolado do setor”.

Para os fornecedores, portanto, essa distorção é o que torna permitido cobrar a mais. Porque nesta cobrança esta também combinado o fator de responsabilidade envolvido.

Não dá para dar nada errado, pois esse é o grande dia e a carga emotiva envolvida é muito grande.

Se você é fornecedor de alguma das etapas do casamento, pense sempre como pode agregar valor com o seu serviço ou produto pensado na identidade daquela ocasião.

Se você é uma das pessoas que vai casar, pense sempre em como você pode agregar personalidade à sua festa. Ela deve ser lembrada como o reflexo da personalidade do casal.

Ser quem vocês são vale muito mais do que tentar passar uma imagem de luxo ou de exagero.

O que pega, no fim das contas, é a emoção e a simbologia do único, do que foi pensado por vocês, pois tem a cara de vocês. Essa é a sua grande marca.

*Matéria originalmente publicada na edição 224 da revista TOPVIEW.

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