PODER

Top de Marketing: Eduardo Jaime fala sobre o sucesso do prêmio

O prêmio, anualmente realizado pelo ADVB-PR, reconhece os melhores cases de marketing do ano

Organizar um prêmio é uma tarefa árdua. E nós temos propriedade para dizer isso (alô, Prêmio TOPVIEW Gastronomia e Prêmio Personalidades TOPVIEWPrêmio Personalidades TOPVIEW). Mas, para Eduardo Jaime, presidente do ADVB-PR, é uma quase uma tarefa que faz parte da rotina.

O motivo? A instituição realiza há 47 anos um notável prêmio: o Top de Marketing, que premia os melhores cases do ano.

Em 2018, a TOPVIEW levou o troféu na categoria Comunicação e, em 2019, concorre novamente! Desta vez, com um dos nossos queridinhos: o PTG2019.

Confira, abaixo, a entrevista com Jaime e conheça algumas informações dos bastidores do prêmio, tal como uma dica para quem concorre – e deseja concorrer.

Top de Marketing: a visão de Eduardo Jaime

Como você enxerga e evolução do prêmio ADVB Top de Marketing? É um marco importante para o Marketing Paranaense?

Sem dúvida alguma é o principal prêmio do mercado corporativo do Paraná. Vemos a cada ano um envolvimento e um interesse maior das empresas e o engajamento maciço do interior do Estado, que contribui, com inúmeros cases inscritos. A cada ano, buscamos um fato que está muito em alta, e este ano a inovação é o tema do evento.

Vejo a evolução quando batemos recordes de inscritos, recorde na participação de empresas fora de Curitiba, de público, no interesse dos patrocinadores. A ADVB construiu ao longo desses anos uma marca muito forte, estamos no 47º Top de Marketing, sem dúvida alguma, uma história de credibilidade. 

Para a edição de 2019, o que o público pode esperar de diferente?

Estamos preparando um super evento, com várias surpresas. Esse ano convidamos dois atores comediantes, o Marcos Veras e a Samantha Schmutz, além de trazermos uma dinâmica maior na apresentação dos vídeos dos cases dos finalistas. Outro ponto inédito é a premiação da equipe vencedora do HACKATOP de Marketing – uma maratona de inovação que durou 40 horas no último final de semana. Pra fechar o evento, a DJ Stella Faccenda vai comandar a festa pós-cerimônia. Quem quiser participar ainda dá tempo de adquirir o convite no site.

Com funciona o processo de seleção de finalistas e ganhadores?

Além dos membros da diretoria da ADVB/PR, convidamos representantes do SINAPRO, ABERJE, BPW e das coordenadorias das universidades parcerias da associação. O grupo se dividiu nas diversas categorias – sob a supervisão e auditoria da Datacenso, julgamos os cases com base nos critérios referentes ao problema apresentado, mercado em que a empresa está inserida, estratégia desenvolvida, execução dessa estratégia e o resultado alcançado, além, obviamente, da confiabilidade dos dados. São notas com pesos diferentes para cada item que se transformam numa média ponderada. As três melhores médias são finalistas e a maior nota entre todos os cases, ganha o Gran Prixx.

Como os projetos finalistas de 2019 impactaram o marketing paranaense?

O impacto é direto dentro do público alvo de atuação dessas empresas: são ações fortes e de impacto no envolvimento e engajamento de clientes. No case de responsabilidade social, são ações sociais que tenham forte relevância nas comunidades onde essas empresas atuam. Uma premiação dessas, além de trazer um reconhecimento muito importante para a empresa e sua equipe, leva para todo o mercado e os profissionais atentos a isso, um forte exemplo a ser seguido e considerado.

Em 2019 a ADVB promoveu o Hackatop de Marketing. Qual foi o objetivo dessa ação? Os projetos apresentados surpreenderam?

Dentro da proposta do tema do Top de Marketing deste ano e sob a iniciativa e coordenação do nosso vice-presidente, Claudio Stringari, criamos uma maratona de inovação que teve como objetivo atender desafios claros nas áreas de marketing, vendas e tecnologia. Envolvemos dezenas de estudantes e profissionais, com uma forte mentoria de nomes importantes do nosso mercado para dar suporte e orientação a essas equipes durante 40 horas ininterruptas.

O resultado foi espetacular, o envolvimento forte das equipes e bons projetos que também obedeceram às regras do Top de Marketing. Três finalistas foram anunciados já no domingo e o grande vencedor será consagrado durante a premiação. 

Como presidente da ADVB, conta pra gente quais foram as inovações feitas na associação durante a sua gestão.

Estamos completando quatro anos de gestão em fevereiro de 2020, podemos dizer que iniciamos nos aprofundando sobre o propósito da ADVB, com o foco claro em promover, reconhecer e divulgar de forma muito clara as boas práticas de mercado e os excelentes profissionais e marcas que temos.

Instalamos a ADVB em todos os cantos do Paraná, estabelecendo as regionais de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, revigoramos produtos como o Estrela ADVB e os cursos, além de criarmos outros grandes projetos como o Business Connect – que é uma ambiente de geração de negócios mensal, o Papo ADVB – que vai para dentro da universidade discutir o mercado em várias perspectivas, além de deixamos o Prêmio Personalidades com vida própria, num evento exclusivo e com alto impacto político empresarial. Resgatamos o Prêmio Zilda Arns para entidades com importante ação social e sem fins lucrativos, lançamos a campanha Ser Paranaense, inauguramos a ADVB Mulher e, além do próprio Top de Marketing que revigoramos por completo, diminuindo para seis categorias, facilitando a dinâmica de inscrições e participação das empresas.

Foram quatro anos de muito trabalho e envolvimento de uma diretoria sensacional, composta por grandes profissionais que dedicaram muito tempo em prol do mercado.

Mais um ponto que é super importante destacar: o espírito associativista que construímos, trazendo para perto os maiores veículos de comunicação do Estado e as principais universidades, conseguindo unir a todos num mesmo propósito.  

Deixe um recado para os finalistas de 2019:

Primeiro que ser finalista de um Top de Marketing num mercado competitivo como o nosso é uma conquista muito importante. Historicamente, os finalistas são separados por uma diferença de pontos muito pequena, ou seja, sintam-se todos vencedores. Na verdade, todos são Top de Marketing, mas a mensagem final é de agradecimento por essas empresas compartilharem com o mercado suas grandes estratégias inovadoras de sucesso.

Deixe um comentário