PODER

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Homem do ano

As três personalidades masculinas que mais se destacaram, segundo o júri do Prêmio de Personalidades TOPVIEW 2018, com base em seus feitos neste ano

SÉRGIO MORO (VENCEDOR)
Ex-Juiz Federal e Futuro Ministro da Justiça

Sérgio Moro é conhecido por ser um homem de hábitos simples e que tentou preservar sua rotina, apesar da notoriedade de seu trabalho na Operação Lava Jato. No entanto, para quem tinha a rotina de praticar corrida na rua ou ir ao trabalho de bicicleta, a realidade agora é bem diferente. E envolve circular apenas em carros blindados e acompanhado de forte escolta policial.

Sérgio Moro tem 46 anos e é casado há quase 20 anos com a advogada curitibana Rosângela Wolff Moro, com quem tem dois fi lhos. Natural de Maringá, no norte do Paraná, aprendeu com os pais, dois professores – Dalton (já falecido) e Odete –, o gosto pelo saber. Cursou direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e obteve os títulos de mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Operação Lava Jato e atuação de Moro como juiz federal, função que exerceu durante 22 anos, levaram sua realidade para as telas. No filme Lava Jato: A Lei É Para Todos, o ator Marcelo Serrado encarna o papel do juiz que condenou diversos políticos e empresários brasileiros. Além do cinema, o enredo político também foi parar na televisão, na série O Mecanismo, em que o ator Otto Jr. assume o papel do juiz Paulo Rigo, inspirado na atuação de Moro.

Títulos, menções e condecorações passaram a fazer parte da rotina do futuro ministro. Neste ano, em Nova York, ele recebeu o prêmio Pessoa do Ano, da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Também ganhou o título Doctor of Laws, honoris causa, da University of Notre Dame du Lac, de Indiana (EUA).

ALY MURITIBA (FINALISTA)

Cineasta

Aly Muritiba.

2018 foi determinante para a carreira de Aly Muritiba. Ferrugem estreou com sucesso nos cinemas comerciais e foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado. Trabalhando com a arte há 11 anos, ele soma nove curta-metragens e quatro longas. Do sertão baiano, veio para Curitiba quando se casou e foi aqui que nasceu a carreira como cineasta – a qual, por sinal, aconteceu por acaso. Historiador por formação, Aly acabou sendo agente penitenciário por muitos anos. O ambiente estressante o fez voltar aos estudos. Escolheu o curso de cinema para ser uma válvula de escape. Cursou, mas não concluiu. Mesmo sem o diploma na mão, seguiu a carreira e se realizou. Agora, aventura-se também no mundo dos seriados: está filmando a próxima série da Netflix, chamada A Facção, sempre contemporâneo, engajado, politizado e esteticamente rico – suas marcas registradas.

RAFAEL GRECA (FINALISTA)

Prefeito de Curitiba

Rafael Greca.

Prefeito de Curitiba pela segunda vez, o engenheiro e urbanista Rafael Greca diz que o maior desafio de sua gestão atual é resgatar o perfil de Curitiba: aquele de ser uma cidade especial, pioneira em diversos setores e exemplo para o mundo no quesito planejamento. Conhecido pelo seu refinado gosto cultural e artístico, Greca também é escritor e responsável por uma extensa produção nessa área. Tem mais de 60 livros publicados sobre a história e a cultura de Curitiba. Na política, além da função de prefeito, já foi Ministro do Turismo e deputado estadual e federal. Há dois anos, vem trabalhando para consolidar a cidade como um polo de inovação. Um dos projetos que vem implementando nessa área é o Vale do Pinhão. “Estamos consolidando isso, ajudando empresas inovadoras e jovens a criarem seus próprios empregos”, afirma.

CITADOS PELOS JURADOS

Alphonse Voigt, Bruno Regalo, Caetano Galindo, Carlos Beal, Costantino Costantini, Daniel Scandian, Deltan Dallagnol, Edson Fachin, Frans Borg, Goura, Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, Jaime Lerner, João Pedro Gebran Neto, José Pio Martins, Junior Durski, Kenni Rogers, Leandro Knopfholz, Leonardo Mendes Jr., Lucas Kogut, Luiz Fernando Pedrucci, Marcos Franzato, Pedro Joanir Zonta, Rafael Chaouiche, Raphael Zanette, Ratinho Junior, Willian Matos Silva e Wilson Picler.

Deixe um comentário