PODER

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Educador: Educação Universitária do Ano

Conheça os três melhores profissionais na área de educação universitária

ELIANA PATRICIA PEREIRA (VENCEDORA)
Prof. e Responsável pelo Projeto Ampliar

A professora Eliana Patricia Pereira é uma referência quando o assunto é a prática de atividades físicas para pessoas com deficiência. Formada em educação física e com especialização em educação especial e inclusiva e desporto paraolímpico, ela trabalha com esse público há 25 anos. E todo o conhecimento que adquiriu ela hoje transfere para os acadêmicos do Centro Universitário Unibrasil, nas aulas teóricas e na prática do Projeto Ampliar.

O Ampliar é uma iniciativa que tem como objetivo principal – por meio da natação – a reabilitação, a preparação paradesportiva e a inclusão social de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. E, ao mesmo tempo, envolve os acadêmicos da área, sendo uma oportunidade para eles adquirirem conhecimentos especializados.

Eliana se deu conta de que faltava aos futuros profissionais de educação física a vivência nesse tipo de atendimento. “Percebi que precisava unir a teoria à prática. Eu falava da deficiência e isso parecia muito vago para os alunos”, relembra.

Hoje, o Projeto Ampliar atende 135 pessoas com deficiência. “O mais importante para um professor é saber que, apesar de tudo, apesar das dificuldades, é possível deixar uma sementinha no coração de cada aluno. Ele pode replantar a questão da inclusão e ir modificando a sociedade aos poucos”, enfatiza.

PAULO ARNS DA CUNHA (FINALISTA)
Pres. da Div. de Ensino do Grupo Positivo

[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Paulo-Arns-Cunha.jpg”]

Paulo Arns da Cunha

Filho de professores, Paulo Arns da Cunha uniu a tradição familiar ao espírito empreendedor para se dedicar ao segmento educacional, em que está há mais de 25 anos. No Grupo Positivo, responde pelas áreas de Educação Básica, Ensino Superior e Centros de Eventos. Preocupado com o cenário da educação no Brasil, Cunha afirma que apenas elevar os gastos no setor não é o bastante. “Nenhum investimento será suficiente se mantivermos o atual status quo de deficiências na gestão, de descontrole nos gastos, de falta de comprometimento dos pais e despreparo de nossos docentes”, argumenta ele, para quem a tecnologia vem “orientar, mediar e facilitar o processo de aprendizagem”.

WILLIAN DE MATOS SILVA (FINALISTA)
Pro-reitor Exec. de Educ. à Distância da Unicesumar

[efsthumbnail sdsd src=”https://topview.com.br/wp-content/uploads/2018/12/MG_4902.jpg”]

Willian de Matos Silva

Willian de Matos Silva acompanhou a evolução do ensino à distância desde que a modalidade era uma novidade na política educacional brasileira. Em 2008, quando assumiu a pró-reitoria de EAD da Unicesumar, a instituição contava com 300 alunos matriculados nessa modalidade. Hoje, são mais de 110 mil e a projeção para 2019 é chegar aos 170 mil estudantes inscritos. E, mesmo com a expansão rápida e arrojada, a qualidade de ensino continuou se destacando, atingindo nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) – indicador de qualidade do MEC que avalia as instituições de educação superior em uma escala que vai de 1 a 5 – por sete anos consecutivos. Hoje, a Unicesumar está entre os dez maiores grupos educacionais do país.

CITADOS PELOS JURADOS

André Hayashi, Andressa Gulin, Emílio Castro Paiva, Felipe Harmata Marinho, José Pio Martins, Luiz Carlos Domenico, Luiz Gulin e Paulo Mussi.

 

Deixe um comentário