PPT 2019: Fotógrafo do Ano - TOPVIEW

PPT 2019: Fotógrafo do Ano

Olhos que detalham, retratam e eternizam momentos especiais. Estes são os finalistas indicados pelos jurados do Prêmio de Personalidades TOPVIEW 2019 Mostrar, em imagens, a essência das pessoas...

0
Compartilhe

Olhos que detalham, retratam e eternizam momentos especiais. Estes são os finalistas indicados pelos jurados do Prêmio de Personalidades TOPVIEW 2019

Mostrar, em imagens, a essência das pessoas que se colocam à sua frente. Esse é o trabalho de Daniel há mais de 40 anos. Nesse tempo, já atuou em diversos campos da fotografia, mas foram os retratos o ponto de partida e o norte de todo o seu percurso profissional. Em meio a prêmios e exposições, suas fotos estão presentes no acervo de grandes museus, como o MON, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o Museu da Fotografia de Curitiba. Chegou a trabalhar na agência Rapho, em Paris, ao lado do icônico fotógrafo Robert Doisneau — um dos marcos de sua carreira.

As conexões que cria com os clientes para além do trabalho foram o ponto alto da carreira de Eduardo no último ano, o décimo de sua trajetória na fotografia — desde 2015 especializada em arquitetura. Nesse tempo, Macarios conta que fotografou praticamente todos os dias, empenho que mostra sua vontade de “contribuir com um olhar crítico sobre os espaços que habitamos”. Outro orgulho que carrega é o livro Wadad (2016), em que conta a história de sua avó — uma libanesa que veio para o Brasil nos anos 1950. Para ele, o fotógrafo precisa “saber ‘olhar’ e provocar” — a prova está em suas fotos dos principais escritórios da cidade.

Em seus 25 anos de carreira, Nuno já trabalhou com grandes marcas e acumula prêmios — Cannes, Clio, NY Festival, entre outros. Começou aos 19 anos, em revista – sua paixão – e depois migrou para a publicidade. Hoje, concilia ambos. O que o encanta na profissão é a chance de “conhecer e trabalhar com pessoas diferentes e interessantes o tempo todo”. Publicitário de formação, fez cursos de fotografia em Paris e Nova Iorque. Seu maior orgulho no último ano, no entanto, foi no ensino: as aulas de fotografia que ministrou para crianças e jovens carentes. 

Citados pelos jurados

André Naccli, Hebert Coelho, Antonio Wolf, Mehjje Moana, Elenize Dezgeniski e Vilma Slomp.

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

 

 

In this article


Join the Conversation