PODER

PPT 2019: Cientista/Pesquisador do Ano

Os finalistas do PPT 2019: Cientista/Pesquisador do Ano são Cloves Amorim, Karina Bettega Felipe e Wesley Maurício e Salmo Raskin.

O desenvolvimento de qualquer área do conhecimento começa com estudos e pesquisas. Confira os finalistas na categoria que premia grandes nomes da ciência que fazem a diferença por meio da pesquisa.

PPT 2019: Cientista/Pesquisador do Ano

Vencedor categoria Cientista/Pesquisador do Ano

O professor Cloves Amorim é formado em Psicologia pela UFPR e especialista em Bioética e Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Madrid, onde também fez doutorado em Psicologia. É também especialista em Didática do Ensino Superior e doutor em Educação. Há 29 anos, é professor da PUC-PR. Tem realizado pesquisas sobre bullying e saúde mental, abordando temas como a relação professor-aluno, síndrome de burnout e suicídio. Cloves é padrinho do projeto Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, distribui materiais aos alunos a fim de identificar agressões e propor reflexões, visando à inclusão de todos.

Finalista na categoria Cientista/Pesquisador do Ano

Aos 35 anos, Karina é graduada e mestre pela UFSC e doutora pela Universitè Catholique de Louvain, na Bélgica. Hoje, atua como professora no Departamento de Análises Clínicas da UFPR. Wesley é graduado em Farmácia Bioquímica pela UFPR, com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição e pós-doutorado na Université de Picardie Jules Verne (UPJV), França. Atualmente, também atua como professor na UFPR. A dupla desenvolveu pesquisas no campo da química avaliando o potencial antitumoral de produtos naturais, muitos deles produzidos no Estado do Paraná, obtendo resultados promissores.

Finalista da categoria Cientista/Pesquisador do Ano

Após se formar em Medicina, Salmo estudou genética nos Estados Unidos, sendo um dos pesquisadores do projeto Genoma Humano entre 1990 e 2003, considerado um dos estudos mais importantes já feitos. Em 1993, Salmo deu início ao Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika, quando o acesso a exames de DNA no Brasil era escasso. Hoje doutor em genética, atua a favor da causa de pessoas com doenças raras, que atingem quase 5% da população mundial, levantando pautas acerca do direito ao acesso a medicamentos e diagnósticos mais específicos. Salmo Raskin também foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica por dois mandatos.

CITADOS PELOS JURADOS

Fábio Pedrosa, Marco Aurélio Krieger, João Vicente Vitola, Igor Chmyz, Clarissa Grassi, Mauricio Schneider e Ami Klin

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário